Projeto ViverCom da Unesc chega aos parques de Criciúma

A tarde ensolarada de sábado foi propícia para o lançamento de mais uma iniciativa em comemoração aos 56 anos da Unesc: o projeto ViverCom nos Parques

Nem a baixa temperatura afastou as centenas de pessoas que passaram pelo Parque da Prefeitura, em Criciúma, e que receberam atendimentos dos acadêmicos da área da saúde e do curso de Educação Física, além de participarem de uma série de atividades.

A ação, que iniciou neste dia 29/06, ocorrerá quinzenalmente e será temática, sendo que a primeira focou na saúde. Já o mês de julho será dedicado ao Meio Ambiente. Nos próximos encontros, serão enfatizados ainda o lazer; a cultura; atividade física; família; pet terapia e esporte.

“O ViverCom é uma iniciativa que reflete o compromisso da Unesc com a comunidade. Nesta primeira edição, presenciamos um verdadeiro encontro de conhecimento, saúde e integração inspirador em que os nossos acadêmicos de diversas áreas dedicaram tempo e conhecimento para oferecer serviços importantes à população. Cada momento compartilhado fortaleceu os laços entre a Universidade e a comunidade em que estamos inseridos”, enfatizou a reitora Luciane Bisognin Ceretta.

“O ViverCom nos Parques não é apenas uma extensão de nossos valores acadêmicos, mas uma oportunidade de retribuir à sociedade que nos acolhe há mais de cinco décadas. Estamos comprometidos em seguir ampliando essas iniciativas que promovem educação, saúde e cultura em locais acessíveis e significativos para todos”, acrescentou.

Série de serviços

A ação deste sábado contou, entre outras coisas, com os serviços do Programa Acolher e Sama; além dos cursos de Educação Física; Biomedicina; Enfermagem; Farmácia; Medicina; Nutrição e Psicologia, que promoveram atividades físicas; aplicação de questionário de qualidade de vida; Orientações sobre exames laboratoriais; saúde e verificação de sinais vitais; saúde bucal; Auriculoterapia; conscientização sobre saúde mental; práticas integrativas; reflexologia; Projeto “Doe-se”; entre outros.

Somente do curso de Educação Física foram cerca de 120 estudantes que auxiliaram as pessoas a praticar atividades físicas.

“Estávamos ansiosos por este momento e felizes em compartilhar momentos enriquecedores junto à comunidade, além de trazer um pouco do que fizemos na Unesc em momentos agradáveis de integração entre as pessoas. A história da Unesc iniciou para atender a demanda da comunidade e segue esse preceito ao longo destas mais de cinco décadas. Trabalhamos ao lado da comunidade, preocupados com o desenvolvimento social e econômico da região e levaremos sempre a expertise para  sociedade, porque entendemos que precisamos estar juntos”, ressaltou a diretora de Extensão e Ações Comunitárias da Universidade, Fernanda Sônego, que aproveitou para agradecer os professores, acadêmicos e setores da Instituição envolvidos no ViverCom.

Dos bairros aos parques

No ano passado, o ViverCom levou os serviços da Unesc aos bairros de Criciúma, agora é a vez dos frequentadores de todos os parques da cidade serem beneficiados pelo projeto. O próximo encontro, daqui a 15 dias, será no Parque das Nações, no Bairro Próspera. Ainda em julho a ação volta a acontecer no Parque da Prefeitura. Na sequência, será a vez do Parque dos Imigrantes, no distrito do Rio Maina.

O projeto ViverCom nos Parques é promovido por meio da parceria entre a Unesc e a Rádio Jovem Pan. “Como a Unesc, a Jovem Pan também está ao lado da comunidade com serviços e atendimento às demandas da sociedade. Para nós, estar com a Unesc neste projeto é motivo de orgulho. Agradecemos a Universidade por abrir as portas, não só para a Jovem Pan, mas também para as outras emissoras. Começar o projeto neste parque, que é um símbolo de Criciúma, acolhedor e que recebe tantas famílias, é um prazer muito grande”, salientou o diretor da Jovem Pan de Criciúma, Almi Henrique.

Fonte: Sul Notícias

Últimas notícias

Bebê de seis meses morre ao se engasgar com leite

A guarnição do ASU-427 foi acionada para atendimento de...

Homem some durante pescaria em praia da região

Bota usada por vítima e acessórios de pesca foram...

Tubarão Futsal perde por 2 a 1 na Liga Nacional

O time se manteve com 15 pontos, faltando sete...

Desafio Rota da Baleia recebe inscrições

Quinta edição de corrida por trilhas passará por Garopaba,...

Faleceu aos 85 anos a Sra. Lelina Grassi Pereira

Faleceu ontem dia (22) a meia noite aos 85...

Notícias Relacionadas