Projeto “PLANTANDO PARA O FUTURO” rende bons frutos em Santa Catarina

“As crianças ficaram entusiasmadas com a evolução da horta. Estão encantadas com a diferença entre a mudinha e a fase de colheita”, avalia o prestador de serviço em instrutoria do Senar/SC, Gilsonei Duarte, após segunda colheita do Projeto Plantando para o Futuro: Horta Escolar, desenvolvido com os alunos da EEB Nossa Senhora, no município de Angelina, Sul catarinense. A iniciativa é do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc).

Satisfeito com os resultados até o momento, o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, destaca que a iniciativa vem contribuindo para a formação de pessoas responsáveis e atuantes na comunidade em que vivem. “Trata-se de uma ação que incentiva o trabalho voluntário e contribui para o desenvolvimento das atividades colaborativas. Além disso, estimula a adoção de hábitos alimentares saudáveis”. 

A técnica do Senar/SC, Gisele Kraieski Knabben, realça que projeto foi implementado neste ano e envolveu, até o momento, a participação de 20 turmas com mais de 600 alunos em 14 escolas. “O objetivo é promover a educação ambiental de alunos e da comunidade, estimulando o hábito por alimentos saudáveis e o trabalho em equipe”, frisa.

O superintendente do Senar/SC, Gilmar Zanluchi, argumenta que o desenvolvimento do projeto tem sido uma importante ferramenta pedagógica que contribui para aperfeiçoar competências de planejamento, resolução de problemas, implementação de projetos e tomada decisões. “A iniciativa também é fundamental para manter relacionamentos saudáveis e para a educação ambiental”.       

De acordo com Duarte, a segunda colheita de hortaliças, após três meses do início do projeto, foi feita no dia 10 de novembro. “Os resultados foram satisfatórios! A turma do 3º ano do ensino fundamental colheu nessa etapa repolhos, cenouras e algumas beterrabas. Alunos e professores puderam levar algumas verduras para casa. Estão todos felizes com essa iniciativa”, conclui. 

O Plantando para o futuro, na região Sul, conta com o acompanhamento da supervisora regional do Senar/SC, Sueli Rosa. “Esse programa vem proporcionando excelente oportunidade para despertar a consciência das crianças com relação aos cuidados com o meio ambiente, alimentação saudável e sobretudo conhecer o processo pelo qual passa uma planta, desde o solo até a colheita e alimentação saudável. Excelente iniciativa do Sistema Faesc/Senar para aqueles que serão o futuro”, salienta Sueli.

ENTENDA COMO FUNCIONA O PROJETO

Após implementação do projeto com a coordenação do Senar/SC, os alunos e seus professores ficam responsáveis pelo manejo posterior da horta.  Em seguida, é servida parte da colheita na merenda escolar, o que reforça a alimentação das crianças e proporciona variedade nas opções alimentares. Assim, os alunos aprendem a trabalhar com a terra, produzindo alimentos saudáveis, melhorando sua alimentação e de seus familiares.

Por: MB Comunicação Empresarial/Organizacional

Últimas notícias

Curso de Formação de Soldados finaliza etapa do Exapom 2025

O exercício teve início na noite de domingo, 16,...

Trabalho técnico coloca Santa Catarina à frente na gestão prisional

Santa Catarina adotou um modelo inovador para a gestão...

Desafios geracionais, infoxicação e saúde psicossocial pautam evento online e gratuito

A Alfa Comunicação e Conteúdo realiza, no dia 25...

Pindotiba ultrapassa meio milhão em investimentos em pavimentação

A Prefeitura de Orleans entregou, na última semana, mais...

12K Missão Doação 2025 mobiliza esporte e solidariedade em Tubarão

A UniSul, integrante do Ecossistema Ânima, participa da corrida...
Mensagens de natal

Notícias Relacionadas