Projeto leva dança, conversa e resgate de memórias para 450 idosos de Criciúma

Ao andar pelas ruas da cidade, é fácil perceber: a população de idosos vem crescendo, e de acordo com o IBGE, em 2023, seremos o país com a quinta população idosa do mundo

Pensando nessa importante parcela do nosso país e cidade, os bailarinos Viviane Candiotto e Anderson Felisberto Cristiano apresentam o projeto “Apresentação de Dança: Reencontro com as Pessoas Idosas”.

“Percebemos que uma parte da população segue ativa e saudável, frequentando shoppings, bailes e locais de diversão. Mas por outro lado, parte dessa sociedade sai pouco em razão de problemas de saúde, ou por estar em locais como casas de repouso”, comenta Anderson. A realidade de alguns destes idosos, ficou ainda mais difícil após a pandemia, quando a vida social ficou ainda mais reduzida, se resumindo a lembranças.

Para oferecer entretenimento a estes idosos com vida social escassa, o projeto vai apresentar cinco modalidades de dança em grupos de pessoas idosas em Criciúma: tango, bolero, valsa, vaneira e xote, pelo casal Anderson e Viviane, de forma presencial.

Os locais de apresentação são o Asilo São Vicente de Paulo, Centro de Convivências da Terceira Idade, Casa de Repouso Cantinho do Idoso e Lar Geriátrico Santa Clara. Estima-se que 450 idosos presenciem as apresentações.

Roda de conversa
O casal de bailarinos vai além da dança. “Os idosos gostam de conversar, perguntam sobre as danças, têm curiosidades e se sentem acolhidos nestes momentos em que eles têm atenção voltada para eles”, ressalta Anderson, enfatizando a importância da interação.

O bate papo apresenta o casal de bailarinos, curiosidades sobre os ritmos e claro, a conversa descontraída. Ao final, os idosos que tiverem condição física e vontade, podem dançar com os bailarinos.

“É muito bonito ver a felicidade deles. A ideia é resgatar lembranças e memórias em cada um deles e que eles possam ter momentos únicos de alegria”, enfatiza Anderson.

A dança pode oferecer benefícios físicos e emocionais para os idosos, e ainda, contribuir com a saúde geral e bem-estar. O projeto busca o envolvimento intergeracional, fortalecer laços comunitários e proporcionar momentos de alegria e conexão.

Datas:

22 de março – Cantinho do Idoso

23 de março – Lar Geriátrico Santa Clara

25 de março – Asilo São Vicente

Foto: Banner

Últimas notícias

Comitiva de Imbituba está na maior feria de turismo da América Latina

Imbituba está representada por um grupo dirigido pela Secretaria...

Mutirão da campanha Castração é a Solução realiza 267 procedimentos no final de semana em Criciúma

Iniciativa tem como objetivo reduzir a quantidade de animais...

PM resgata cães e gatos em situação de maus-tratos em Treviso

Na manhã de segunda-feira, 15, a Polícia Militar de...

Juventus recebe R$ 1,5 milhão de emenda parlamentar para investir na base

O Juventus ganhou mais uma ajuda para o fortalecimento...

CBF afasta três árbitros após a 1ª rodada do Brasileirão

As polêmicas logo na primeira rodada do Campeonato Brasileiro...

Notícias Relacionadas