O projeto teve início no dia 30 de julho, no Bairro da Juventude, em Criciúma, e se estenderá por dois anos
A Unesc reafirma o compromisso com a formação crítica e a ampliação do repertório cultural, e conecta Ensino, Pesquisa e ações comunitárias por meio do Projeto de Extensão Rede Ler.
Além da coordenadora do projeto, Cibele Freitas, participam da iniciativa a coordenadora e professora do curso de Letras da Unesc, Daniela Arns Silveira, a professora do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-graduação em Educação, Graziela Fátima Giacomazzo, e a professora do curso de Ciências da Computação, Merisandra Côrtes de Mattos.
O Rede Ler ocorre desde julho de 2020 e está vinculado ao Programa de Extensão Território Paulo Freire. “As atividades envolvem o acesso e a discussão a diversas manifestações culturais escritas. A Extensão possibilita uma importante troca de conhecimentos e experiências entre os acadêmicos, os professores e a sociedade, além de proporcionar um rico diálogo com a Pesquisa”, ressaltou Cibele.
Integração
Os acadêmicos do curso de Letras, João Vitor Mendes e Vitória Neto, realizaram uma atividade de acolhimento e interação com as crianças. “O primeiro contato com os adolescentes foi enriquecedor. Realizamos dinâmicas de leitura que são feitas semanalmente e interpretações e produções textuais durante as atividades”, citou João.
“Percebemos que houve um grande engajamento da parte deles, estavam nos esperando com certo entusiasmo e curiosidade para saber o que iríamos trabalhar. Todos no Bairro da Juventude nos acolheram muito bem. Percebemos o grande senso de comunidade que todos possuem no local”, acrescentou Vitória.