Um dia inteiro e uma semana cheia de significados. Assim podem ser descritos os eventos que marcam a Semana da Consciência Negra, que em Tubarão terá uma série de eventos, começando neste domingo.
A 26ª Zumbi Afro, realizada pela Pastoral Afro-Brasileira Maria Cândida, será realizada neste domingo, a partir das 9h, com uma recepção com o legítimo café afro. O evento será realizado no salão paroquial da igreja de Santo Antônio de Pádua. O ingresso custa R$ 40.
De acordo com o vereador Maurício da Silva, na programação está marcada uma roda de conversa, às 9h40, que buscará orientar as pessoas que possam estar sofrendo preconceito racial, no que pode ser feito, que atitudes tomar, a quem denunciar. “Além disso, queremos nesta roda de conversa evidenciar os homens e mulheres negros que contribuíram para o desenvolvimento além do que sabemos, como na área da engenharia, medicina, política e literatura, desde os tempos do império. Vai além da dança, da cultura, da culinária, temos contribuições riquíssimas nestas outras áreas, por exemplo”, pontua.
O Zumbi Afro ainda tem na programação missa, almoço com feijoada, apresentações culturais, entrega de troféus, entre outros.
Já a partir de segunda-feira, com o tema “Retratos de Consciência e Inspiração”, a Semana da Consciência Negra continua sendo celebrada em Tubarão com mais uma série de eventos, que acontece no Centro Municipal de Cultura Willy Zumblick e em outros espaços da cidade.
Os eventos foram idealizados por um grupo de voluntários e contam com o apoio da Fundação Municipal de Cultura. As atividades ocorrem até o dia 3 de dezembro.
Para a exposição fotográfica, que ocorre durante o evento, a comissão organizadora promove uma consulta pública, por meio da qual a população pode indicar tubaronenses que terão suas fotos estilizadas expostas na mostra. Qualquer pessoa pode votar na consulta e indicar até três nomes de personalidades tubaronenses, negros e negras, que são ou foram inspiração, exemplo ou tenham em sua trajetória contribuído com o desenvolvimento da cidade.
As 40 pessoas mais votadas terão suas imagens, após autorização própria ou de suas famílias, expostas.
“Esta semana é importante para reforçarmos a lembrança de que houve escravidão, houve resistência. Escravização é resultado da cobiça e, nos dias de hoje, infelizmente, ela ainda está onde as instituições não atuam”, conclui Maurício.
Programação especial
Na programação, atrações diversas como homenagens a personalidades negras, exposição fotográfica, apresentações artísticas, rodas de conversa, contação de histórias e o lançamento do projeto “Sextou Cultura”, da Fundação Municipal de Cultura. “O evento servirá para valorizar cada vez mais a cultura afro e a população negra do município, pois, anualmente, em novembro, este tema é lembrado e discutido em Tubarão e, este ano, com um projeto elaborado por um grupo de professores e líderes ligados a movimentos afros, juntamos forças para organizar essa semana, que está recheada de boas atrações”, explica o diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Ramires Sartor Linhares.
Capivari de Baixo realiza mesa de ideias
Em Capivari de Baixo, a Pastoral Afro-Brasileira Família, em parceria com a prefeitura, realizou nessa quinta-feira o “Encontro Afro – Mesa de Ideias”, em alusão à Semana da Consciência Negra.
O encontro serviu para a troca de experiências pessoais sobre lutas e conquistas por espaços na sociedade e empoderamento das pessoas negras.
O evento teve a participação da enfermeira Geyse Nunes Marcelino; major da Polícia Militar Josias Machado; professor, especialista em matemática Manoel Machado Francisco; bacharel em direito Jennyfer Barcelos Rosa da Silva; presidente da Associação dos Servidores Públicos da Prefeitura Municipal de Tubarão, Felisberto Oliveira da Silva; e do policial civil, professor de direito e presidente da Escola Olodum Sul de São José, Marcos Canetta Rufino.
O encontro celebrou também um trabalho de formação continuada da cultura afro, que vem sendo desenvolvido ao longo do ano na rede municipal de ensino.
Fonte: DS