Produção de grãos no Brasil deve cair para 298,6 milhões de toneladas

Além da queda na produtividade, houve também uma redução na área plantada de milho

A safra de grãos no Brasil em 2023/24 está projetada para atingir 298,6 milhões de toneladas, segundo o último relatório da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Esse número representa uma queda de 21,2 milhões de toneladas em relação ao ciclo anterior, resultado das condições climáticas desfavoráveis ??que impactaram a produtividade das atividades.

Conforme dados da Conab, a colheita do milho de segunda safra está em fase final, com uma produção estimada em 90,28 milhões de toneladas. A colheita já ultrapassa 90% da área plantada no país, mas a produtividade varia significativamente, dependendo da época de plantio e do manejo. Algumas regiões, como Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul, registraram perdas devido à falta de chuvas e ao ataque de pragas.

Além da queda na produtividade, houve também uma redução na área plantada de milho , tanto no quanto na segunda safra, o que primeiro contribuiu para uma estimativa de produção total de 115,65 milhões de toneladas, um aumento de 12,3% em comparação com o ciclo anterior.

Por outro lado, o cultivo de algodão apresenta uma perspectiva mais positiva, com a Conab prevenindo um recorde na produção de 3,64 milhões de toneladas de pluma, impulsionada por condições climáticas climáticas. Já o feijão, com uma produção total estimada em 3,26 milhões de toneladas, mostra um aumento de 7,3% em relação à safra anterior, apesar dos desafios com pragas e doenças.

A produção de arroz também registrou crescimento, atingindo 10,59 milhões de toneladas, um aumento de 5,6% em relação ao ciclo passado, devido principalmente à ampliação da área cultivada, mesmo com dificuldades climáticas, especialmente no Rio Grande do Sul.

A soja, principal cultura agrícola do Brasil, deve fechar uma safra com 147,38 milhões de toneladas, uma redução de 4,7% em relação ao ano anterior. Essa queda é atribuída a fatores climáticos adversos em regiões como Centro-Oeste, Sudeste e Matopiba. Já o trigo, cultura de inverno, deve sofrer uma redução de 11,6% na área plantada, com expectativa de 3,07 milhões de hectares, concentrados principalmente na Região Sul.

Agrolink – Aline Merladete

Últimas notícias

Lotérica Orleans informa: Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio estimado em R$ 25 milhões

A Lotérica Orleans informa que as seis dezenas do...

Água da chuva pode estar contaminada por agrotóxico, diz estudo

Um estudo feito por pesquisadores da Universidade Estadual de...

Criciúma recebe etapa eliminatória do campeonato brasileiro Júnior sub 21 de Handebol

Começou nesta quarta-feira (23), em Criciúma a etapa Sul...

MF Run: últimos dias para inscrição na corrida de Morro da Fumaça

A inscrição para a Morro da Fumaça Run (MF...

Faleceu aos 76 anos o Sr. Bruno Morgan

Faleceu hoje dia (24) ás 03:00 da madrugada no...

Notícias Relacionadas