Primeiras mulheres na tropa de elite da Marinha fazem história no front; vídeo

Demorou, mas elas conseguiram. Pela primeira vez, 114 mulheres entram na tropa de Elite da Marinha. Isso é histórico, já que a Marinha tem 288 anos e nunca teve mulheres nesse posto

A Turma 1 de 2024 dos Fuzileiros Navais tem jovens de diversas partes do País. A formação dessas  guerreiras acompanha a recente decisão do Ministério da Defesa que autorizou, pela primeira vez, o alistamento militar voluntário de mulheres a partir de 2025.

“A defesa pessoal tem sido um legado ensinado pela família Gracie ao longo de décadas. Aqui em Marambaia, na Marinha do Brasil, tive a honra de dar continuidade a essa tradição, ensinando para a primeira turma feminina de soldadas fuzileiras navais da história”, disse a professora de Jiu-Jistu e pentacampeã mundial, Kyra Gracie, que deu curso para a turma.

Mais mulheres na Marinha

O Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais (C-FSD-FN) é um marco significativo na inclusão de mulheres nas atividades operacionais da Marinha.

Representa um passo significativo rumo à igualdade de gênero nas forças armadas. E reconhece a capacidade e o potencial das mulheres em contribuir para a defesa e segurança do Brasil.

E a ideia é ampliar a representatividade feminina dos atuais 11,7% para 27% até 2030, superando inclusive  os números das forças armadas dos Estados Unidos.

Inspiração para outras mulheres

Cada uma dessas novas 114 fuzileiras navais traz consigo histórias de superação e coragem.

E o ingresso delas na Marinha representa não apenas a realização de um sonho pessoal, mas também a oportunidade de quebrar barreiras e abrir caminho para futuras gerações de mulheres na carreira militar.

“Mais e mais mulheres vão se inspirar com vocês. Isso é uma responsabilidade enorme. Imagine, daqui a 20, 30, 40, 50 anos, a gente vai estar falando sobre essa turma aqui. Então eu quero parabenizar vocês”, disse Kyra Gracie.

Elas já são, sem dúvida, inspiração para meninas e mulheres de todo o Brasil.

Assista ao vídeo do curso da turma dado por Kyra Gracie:

Texto: Mari Fernandes

Espalhe notícia boa!

Últimas notícias

Depois de duas derrotas fora de casa, Tigre enfrenta o Fortaleza nessa quarta no HH

O jogo é válido pela 3ª rodada do Campeonato...

Bebê de seis meses morre ao se engasgar com leite

A guarnição do ASU-427 foi acionada para atendimento de...

Homem some durante pescaria em praia da região

Bota usada por vítima e acessórios de pesca foram...

Tubarão Futsal perde por 2 a 1 na Liga Nacional

O time se manteve com 15 pontos, faltando sete...

Desafio Rota da Baleia recebe inscrições

Quinta edição de corrida por trilhas passará por Garopaba,...

Notícias Relacionadas