A Câmara de Vereadores de Capivari de Baixo deve enviar hoje a intimação ao prefeito Claudir Bitencourt (PL) sobre a abertura da CPI e afastamento do cargo por um período de 180 dias. A defesa do prefeito terá dez dias, a contar do recebimento da notificação, para apresentar a defesa.
Na última segunda-feira, a Câmara recebeu uma denúncia por volta das 18h onde constavam irregularidades na nomeação de diretores escolares em desconformidade com a legislação, e de servidores não habilitados, segundo o presidente da Casa, Marcelo Augusto Muraro Machado. Além disso, o vereador também afirma que consta na denúncia também o pagamento de gratificação a servidores em apoio pedagógico, também em desacordo com a legislação.
Com isso, a abertura de uma CPI foi aprovada, com nove votos favoráveis e dois contrários. “Aprovada a denúncia, já foi realizado o sorteio da comissão, composta por três vereadores, e, conforme a lei orgânica do município, há o afastamento imediato do prefeito. A partir de agora, seguem os trâmites”.
Segundo o presidente da Câmara, a única forma de não ocorrer o afastamento do prefeito por 180 dias é haver uma decisão judicial contrária à decisão atual.
Fonte: Diário do Sul