Polícia Civil participa de fiscalização em conjunto com outras instituições e identifica irregularidades em abatedouro em Chapecó

Nesta sexta-feira (02), a Polícia Civil de Santa Catarina, por meio do Centro de Apoio Operacional de Combate aos Crimes Contra o Agronegócio (CAOAGRO/PCSC), com apoio de Policiais Civis da Delegacia Regional de Chapecó, juntamente com a CIDASC (Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina), IMA (Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina) e Vigilância Sanitária, realizou fiscalização em abatedouro localizado no bairro Esplanada, em Chapecó.

A ação conjunta foi motivada por denúncias de que esse estabelecimento, apesar de estar regularizado nos órgãos sanitários, realizava descarte irregular de carcaças/dejetos e comercializava produtos impróprios.

Durante a vistoria, além de irregularidades sanitárias na estrutura do estabelecimento, os profissionais flagraram uma lagoa de tratamento de efluentes a céu aberto, exalando forte odor, além de outras estações que se mostravam insuficientes ao tratamento dos dejetos. Ainda na parte externa, verificou-se o armazenamento de vísceras em recipiente aberto.

Ao analisar os produtos expostos para venda no açougue conexo ao abatedouro, a equipe identificou produtos cárneos com validade vencida, embalagem rompida e aspectos característicos de contaminação.

Aproximadamente 25kg de carne suína/bovina foram descartados e outros 12kg foram apreendidos para análise laboratorial.

O proprietário foi notificado administrativamente por infração às normas sanitárias e ambientais. Será instaurado procedimento policial para apurar eventual prática de crime contra as relações de consumo.

A união de esforços entre a Polícia Civil, CIDASC, IMA e Vigilância Sanitária tem por objetivo ampliar as ações de defesa agropecuária no Estado, bem como evitar a ocorrência de crimes patrimoniais contra o agronegócio.

Últimas notícias

Programa Lucra Mais 2024 será lançado no dia 28 na Sede do Sebrae/SC

Evento contará com palestra e painel Pós NRF Retail’s...

Estudo aponta impacto etnorracial no desenvolvimento infantil

Estudo do Centro de Integração de Dados e Conhecimento...

FME de Criciúma repassa mais de R$ 700 mil para entidades esportivas

Neste ano, a Fundação Municipal de Esportes (FME) de...

Giro da Safra: Planalto Norte de SC deve colher quase 280 mil toneladas de milho

A safra de milho, no Planalto Norte de Santa...

Médica encontra maconha escondida dentro de luvas cirúrgicas em clínica de saúde em Balneário Camboriú

Material estava dentro de descarga de banheiro. Profissional da...

Notícias Relacionadas