PGPMBio: novos preços mínimos garantidos para a safra 2025

Pequi e umbu lideram altas nos preços mínimos.

Segundo dados divulgadas pela Conab, os extrativistas brasileiros devem ficar atentos aos novos preços mínimos para a safra 2025 dos produtos extrativos contemplados pela Política de Garantia de Preços Mínimos para os Produtos da Sociobiodiversidade (PGPMBio). Os valores, estabelecidos pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) e divulgados na Portaria Mapa nº 750, foram publicados no Diário Oficial da União pelo Ministério da Agricultura e Pecuária.

Por outro lado, produtos como babaçu e açaí mantiveram os preços inalterados. O pinhão, no entanto, sofreu redução de 22,43% em áreas de Minas Gerais e São Paulo. Já itens como baru, borracha natural, castanha-do-brasil, juçara, macaúba, murumuru e pirarucu não tiveram mudanças nos valores.

A PGPMBio tem como objetivo garantir uma remuneração justa aos extrativistas, promovendo também a conservação ambiental. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) apoia a comercialização desses produtos e fortalece as comunidades por meio do pagamento da Subvenção Direta ao Produtor Extrativista (SDPE). Essa subvenção concede um bônus aos produtores que comprovarem vendas abaixo do preço mínimo estabelecido, garantindo competitividade no mercado.

A medida reforça o compromisso do Governo Federal com a sustentabilidade e incentiva a economia verde, promovendo inclusão social e proteção ambiental nas atividades extrativistas.

Agrolink – Seane Lennon

Últimas notícias

Criciúma realiza primeira ação do ano para acolher moradores em situação de rua

Na sexta-feira (10), as Secretarias de Assistência Social e...

Jaguaruna comemora 3ª Festa da Melancia

A partir de sexta-feira, dia 17 de janeiro, até...

Maria Fumaça leva mais de 250 turistas à Vindima Goethe

Iniciada neste fim de semana, a 17ª Vindima Goethe...

Fritadeira elétrica causa incêndio

Um incêndio na cozinha de uma lanchonete mobilizou os...

Notícias Relacionadas