Uma força-tarefa para atender moradores em situação de rua mobilizou servidores e órgãos de segurança na noite desta terça-feira e madrugada de ontem.
A ação, promovida pela prefeitura de Tubarão, através da secretaria de Desenvolvimento Social, contou com apoio das secretarias de Saúde e Serviços Públicos, além da Guarda Municipal, polícias Militar e Civil.
Durante a abordagem, foram realizados 15 atendimentos, que resultaram no acolhimento de sete pessoas. Cinco foram encaminhadas para abrigos da cidade e duas aceitaram retornar para seus municípios de origem.
A secretária de Desenvolvimento Social, Heloísa Cabral, destaca a importância da iniciativa.
“Nosso objetivo é sempre garantir o cuidado e o acolhimento dessas pessoas, oferecendo opções dignas para que possam reestruturar suas vidas. Essas ações são fundamentais para construir uma rede de apoio efetiva em Tubarão”, afirma.
O prefeito Estêner Soratto reforça o compromisso da administração com políticas públicas de amparo social.
Iniciativa
O vice-prefeito Denis Matiola também comenta a relevância da iniciativa. “Essas ações mostram que estamos atentos às demandas da nossa cidade e comprometidos em buscar soluções conjuntas. Vamos continuar trabalhando para que cada cidadão tenha acesso ao suporte necessário e à dignidade que merece”, conta.
Ações como esta serão realizadas com frequência, reforçando o compromisso do município com o bem-estar social e segurança da população. O objetivo é ampliar o alcance das abordagens e garantir que mais pessoas em situação de rua recebam o apoio necessário.
Segurança
Um dia antes da abordagem, uma jovem de 19 anos foi salva por um policial militar de folga após sofrer uma tentativa de estupro. O suspeito do crime era morador em situação de rua. Ele foi preso e conduzido para a Delegacia de Polícia Civil. Na ocorrência, pessoas perceberam a situação e foram ajudá-la e o homem fugiu. Na sequência, o policial de folga, que também estava próximo, prendeu o suspeito, já no Centro da cidade.
DS