Nutricionista do SUS cria receita com figurinhas para paciente analfabeta e boa ideia se espalha

A nutricionista Linka Nascimento, do SUS do CE criou uma receita de plano alimentar toda com figurinhas para uma paciente analfabeta

Quando o carinho e o amor à profissão viram inspiração. Essa nutricionista do SUS fez uma receita inovadora: um plano alimentar especial com figurinhas para uma paciente analfabeta, com problemas de saúde, entender direitinho o que deve comer para melhorar.

Da mesma forma que médicos já fizeram com receitas semelhantes sobre remédios, a nutricionista Linka Nascimento, que atua no Sistema Único de Saúde (SUS) de Fortaleza (CE), criou um plano alimentar todo ilustrado. Ele tem imagens dos alimentos, colheres e números, para indicar o que comer, quantas doses e quantas vezes ao dia.

“A paciente conseguiu, sim, melhorar a alimentação, fazer algumas mudanças. Inclusive, na semana passada ela mandou mensagem dizendo que já conseguiu reduzir o peso, que era um dos objetivos dela, o emagrecimento. Então, foi bem efetivo o plano alimentar ilustrado, pra ela”, disse Linka Nascimento em entrevista ao Só Notícia Boa.

Só alimentos conhecidos

Para fazer o plano alimentar especial, Linka conta que usou alimentos que a paciente já conhecia, consumia e tinha disponível em casa.

Tudo para garantir maior autonomia da paciente na hora de escolher os alimentos e fazer com que ela cuide da saúdo no dia a dia sem complicações.

A ideia tão simples e criativa agradou a paciente e fez a nutricionista ganhar repercussão nacional.

Inspirou outros profissionais

Depois que o plano alimentar com ilustrações virou vídeo e foi postado no Instagram da nutricionista Linka, ela começou a receber mensagens de todas as partes do país.

Além de ser parabenizada por internautas, Linka começou a receber mensagens de profissionais de saúde elogiando a ideia e pedindo para ela o plano com figurinhas.

“Para mim, foi um presente ver essa repercussão. Eu mandei para muitos colegas nutricionistas, médicos, enfermeiros, esse modelo do plano, que entraram em contato comigo dizendo que gostaram, para poderem aplicar também”, revelou a nutricionista

Espalhar pelo Brasil

E ela não quer nada em troca, apenas que o plano alimentar com ilustrações de alimentos se espalhe pelo Brasil.

Linka espera que o sucesso do projeto leve a prática a unidades de saúde do país e, consequentemente, ajude pessoas que não saber ler, ou são analfabetos funcionais.

É uma boa ideia para que mais pessoas possam ter acesso a orientações alimentares claras e efetivas, incluindo pacientes que não conseguiram se alfabetizar.

Parte do plano alimentar ilustrado feito pela nutricionista do SUS (CE). – Foto: arquivo pessoal

Fonte da Informação | Só Notícia Boa

Últimas notícias

Atletismo de Tubarão garante pódio na Olesc

Tubarão está sendo representada na etapa estadual da Olimpíada Estudantil...

Criciúma não avança na Copa do Brasil Sub-20

O Criciúma acabou não avançando na Copa do Brasil...

Alvaro Fernando lançará livro em noite especial com talk show

O público terá a oportunidade de participar do evento...

SC recebe 516 unidades de medicamento inédito para tratamento do câncer de mama no SUS

o mês do Outubro Rosa, o Ministério da Saúde...

CRICIÚMA | Celebrará 100 anos com programação histórica e momentos de emoção

Está chegando a hora e o Governo de Criciúma...

Notícias Relacionadas