Hoje quarta-feira, dia 18, às 19h30, no auditório do SESC em Criciúma, acontece a pré-estreia do curta-metragem “Nos tempos da Nonna”. O filme é inspirado nas histórias familiares que a protagonista ouvia da mãe, algo comum a muitas crianças no século passado. Sabe aquela peça de roupa que passava de irmão para irmão? Se você não viveu isso, com certeza já ouviu seus pais ou avós narrarem algo parecido. Esse é o enredo de “Nos tempos da Nonna”.
Conforme a atriz e professora de teatro Dori Búrigo, que interpreta a Nonna, a personagem surgiu durante as gravações do filme “Azambuja”, que ajudou a aflorar essas memórias. Antes das exibições, que foram realizadas em diversos municípios como Cocal do Sul e Pedras Grandes, Dori fazia uma intervenção com o público do caracterizada como Nonna, contando histórias baseadas nas memórias dos antepassados. “O curta vem como um recorte do projeto inicial, que é a montagem de um espetáculo de teatro. Já passamos por algumas fases de pesquisa e as possibilidades vêm surgindo”, descreve.
O curta combina a linguagem audiovisual com a arte milenar da contação de histórias, sendo o filme, apesar de fictício, uma forma de registrar a cultura da oralidade que transmite histórias de geração em geração. “A Nonna é apresentada em seus afazeres diários enquanto compartilha histórias, vivências e memórias da vida em uma colônia de imigrantes italianos”, relata Dori.
“Nos tempos da Nonna” tem direção de Josué Genuíno, roteiro de Dori Búrigo com parceria de Bruna Speck e é fruto de um projeto contemplado no Edital Cultura Criciúma nº 001/2023, com recursos do Governo Federal, por meio da Lei Paulo Gustavo.
-Data: 18/12
-Horário: 19h30
-Local: SESC – Criciúma
Fonte: Antonio Rozeng