MPSC e PRF renovam convênio para fortalecer combate ao crime organizado no estado

O termo estabelece a colaboração entre as instituições no combate à criminalidade organizada, com a ampliação da parceria no que tange ao enfrentamento, também, da criminalidade cibernética

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) renovaram um acordo de cooperação técnica para a manutenção da parceira no Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) em Santa Catarina. O acordo foi assinado pelo Procurador-Geral de Justiça, Fábio de Souza Trajano, e pelo Superintendente da PRF em Santa Catarina, Manoel Fernandes Bitencourt, nesta quinta-feira (15/8) na sede do MPSC, em Florianópolis.

O chefe do MSPC, Fábio de Souza Trajano, lembrou que este é um convênio pioneiro e com mais de 23 anos. “Esse momento representa a continuidade de um trabalho que começou há mais de duas décadas. Na época, não havia nenhuma força da polícia brasileira federal junto ao GAECO e, até hoje, são pouquíssimos os MPs que possuem essa estrutura integrada como nós temos”. Trajano destacou o grande número de quadrilhas e faccionados presos e condenados em decorrência das operações do GAECO. Com a desarticulação dessas quadrilhas, como as do novo cangaço, de roubo de cargas, assalto a ônibus de turismo e de furtos e roubos de veículos, tem-se um aumento visível na sensação de segurança para a sociedade, bem como para o policial que está na ponta, fazendo abordagens.

Para o coordenador-geral do GAECO e Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos do MPSC, Durval da Silva Amorim, a renovação da parceria “traz a segurança e a certeza da continuidade de um trabalho de êxito”.

O coordenador estadual do GAECO, Promotor de Justiça Marcio Cota, reforçou o pioneirismo do acordo. “Fomos pioneiros nessa parceria e hoje Santa Catarina é referência para o Brasil. Os GAECOs dos demais estados, ao tomarem conhecimento da atuação da PRF na força-tarefa de Santa Catarina, buscam informações para replicar em seus estados, devido aos resultados apresentados e ao sucesso do modelo”, disse.

O resultado positivo do trabalho também foi evidenciado pelo Superintendente da PRF em Santa Catarina, Manoel Fernandes Bitencourt. “Hoje vemos que a ideia de força-tarefa, troca de informações e parceria se fortalece cada vez mais. Trabalhar em conjunto beneficia a todos: as instituições, a sociedade e todos nós que atuamos no dia a dia”, afirmou.

Últimas notícias

Fogos de artifício incomodam somente os cachorros? Entenda como pode impactar outros animais

Ano após ano, tem se tornado mais comum a...

Como a Inteligência Artificial pode transformar o ensino de idiomas sem substituir o professor

A presença da Inteligência Artificial na educação deixou de...

PNAB em Movimento: recursos liberados, burocracia ampliada e o impacto real para quem produz cultura

Nesta semana, foi concluída uma etapa importante da Política...

Informações dos atendimentos das últimas 24 horas no Hospital Santa Otília de Orleans

Aquela casa de saúde teve os seguintes atendimentos: Pronto Socorro:152 Internados:...

Batalhão de Bombeiros atende ocorrência de apoio em alto-mar em Laguna

Na tarde desta segunda-feira (29), o 8º Batalhão de...
Mensagens de natal

Notícias Relacionadas