Santa Catarina está vivenciando uma etapa importante de modernização e expansão de sua malha rodoviária, com foco em atender às crescentes demandas do agronegócio, das exportações e turismo. A infraestrutura rodoviária da Região Sul vinha apresentando gargalos críticos, especialmente em relação à segurança das estradas.
Nesse contexto, um levantamento da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) estimou que seriam necessários R$ 20,3 bilhões para investimentos em infraestrutura de transporte entre 2024 e 2027, sendo R$ 10,3 bilhões destinados ao modal rodoviário. Até setembro de 2023, do orçamento federal de R$ 1,3 bilhão previsto para o estado, R$ 700 milhões já haviam sido executados, acelerando obras estratégicas como as BRs 470 e 280.
A priorização dos chamados “corredores estratégicos” inclui intervenções essenciais como o alargamento de faixas e a criação de terceiras faixas em regiões críticas, especialmente nas serras. Esses investimentos visam reduzir significativamente os índices de acidentes e melhorar o fluxo de veículos.
Uma boa notícia veio no início de 2024, com a FIESC anunciando que mais da metade dos recursos necessários (R$ 11,5 bilhões) já estavam assegurados via investimentos privados. O governador Jorginho Mello destacou a importância dessas obras para impulsionar a logística de Santa Catarina, beneficiando indústrias, portos e o comércio local.
SEEL Engenharia desempenha papel crucial na expansão das rodovias catarinenses
Entre os projetos em andamento, a SEEL Engenharia está conduzindo obras na Serra do Espigão, na BR-116, entre os quilômetros 102 e 107, no município de Santa Cecília (SC). A empresa executou sete frentes de contenção de taludes rochosos e está finalizando a implantação de uma faixa adicional no trecho de subida da serra, trazendo mais segurança para ultrapassagens.
As obras, realizadas ao longo de 14 meses desafiadores, envolveram atividades como terraplanagem, drenagem, cortes de taludes e contenções às margens da estrada. A equipe de mais de 150 colaboradores está atualmente aplicando as camadas de subleito, base e sub-base que antecedem a colocação do asfalto.
Um trecho de 1,3 km já havia sido liberado ao tráfego no KM 95 da BR-116, incluindo soluções técnicas como cortinas atirantadas, muros de flexão e muros de perfil cravado. A entrega total da obra está prevista para o início deste ano.
De acordo com Hugo Cunha, diretor da Unidade de Negócios – Rodovias da SEEL Engenharia, “com a entrega deste contrato, confirmamos a capacidade da equipe de executar obras complexas, mesmo enfrentando adversidades como os períodos de chuvas intensas na serra catarinense”.
Com a conclusão dessa etapa, a construtora reafirma sua preparação para novos desafios no estado, sempre comprometida com segurança, trafegabilidade e sustentabilidade. A empresa conta com áreas de ESG, QSMS, além de Inovação, para oferecer suporte técnico em estudos ambientais e parâmetros técnicos fundamentais para as obras.
Sobre a SEEL Engenharia
A SEEL Engenharia é uma empresa de construção para infraestrutura, que possui uma unidade especializada em geotecnia, e que apoia as principais empresas dos segmentos de concessões rodoviárias e ferroviárias, mineração, saneamento e energia renovável.
Informações: www.seel.com.br