Ministério das Comunicações entrega notebooks ao Coletivo Juventude Indígena da Diversidade

Ação integra o Programa Bem Viver+ e busca fortalecer os direitos, a educação e a visibilidade dos povos indígenas.

O Ministério das Comunicações realizou, nesta terça-feira (08), a entrega de 15 notebooks ao Coletivo Juventude Indígena da Diversidade (JUIND), na sede do órgão, em Brasília (DF). A ação é um desdobramento do compromisso firmado no mês de março pela secretária-executiva da Pasta, Sônia Faustino, durante visita ao território Guarani-Kaiowá, em Amambai (MS), onde foram entregues outros 60 computadores.

As doações fazem parte do Programa Bem Viver+, iniciativa interministerial coordenada pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), com participação dos ministérios dos Povos Indígenas, da Igualdade Racial e das Comunicações. O objetivo é promover os direitos da população LGBTQIA+ em territórios do campo, das águas e das florestas, com foco na inclusão digital e no enfrentamento da violência.

“A entrega desses computadores marca um momento importante na instrumentalização desses territórios para a educação, a preservação cultural e o fortalecimento comunitário. A inclusão digital vai muito além do acesso à tecnologia. Ela representa a garantia de direitos, o acesso a oportunidades e a ampliação das vozes indígenas no cenário nacional e global”, disse Sônia na cerimônia realizada no mês passado.

A entrega acontece durante a realização do Acampamento Terra Livre (ATL), maior mobilização nacional dos povos indígenas, que ocorre anualmente em Brasília.

Para Gualoy Guarani-Kaiowá, liderança da JUIND, o acesso a computadores no território indígena é uma ferramenta estratégica. “Receber computadores em nosso território é muito importante para nos ajudar a atuar e trazer visibilidade aos acontecimentos de dentro da aldeia”, afirmou.

A secretária nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, Symmy Larrat, destacou a importância da parceria. “O apoio do Ministério das Comunicações é essencial para que o Programa Bem Viver+ alcance cada vez mais indígenas LGBTQIA+ nos territórios”, disse.

Além da doação dos equipamentos, o MCom, por meio do Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) de Mato Grosso do Sul, estuda a oferta de cursos de informática básica para representantes das aldeias Guarani-Kaiowá, garantindo que a inclusão digital seja efetiva e duradoura.

 

Ascom MCom

Assessoria Especial de Comunicação Social

Ministério das Comunicações

Últimas notícias

Fiocruz descobre como frear avanço do câncer de mama e impedir que o tumor se espalhe

Uma nova descoberta brasileira traz esperança para pacientes que...

Concurso de cacho de banana se consolida no Balneário Piçarras e impressiona jurados

Quando o consumidor vê a penca de banana na...

Dom Leonardo Steiner será homenageado com placa no mural dia 18

A Câmara de Vereadores de Forquilhinha irá prestar mais...

Fora de casa, Peixe perde para Juventus

O Tubarão perdeu na tarde de ontem jogando pela...

Tarifa de Trump pode gerar demissões no agro

A nova tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos...

Notícias Relacionadas