Ministério da Cultura visita Tubarão para conhecer projetos aprovados pela Lei Rouanet

Projeto Cultura Viva no Abrigo, realizado no Abrigo dos Velhinhos da cidade, está no roteiro da visita

Tubarão vai receber no próximo dia 27 de agosto, a visita do Ministério da Cultura para acompanhamento dos projetos aprovados via Lei Rouanet. Um dos locais que já está no roteiro é o Abrigo dos Velhinhos de Tubarão, onde é realizado o projeto Cultura Viva no Abrigo. Especialmente para a visita, o Abrigo dos Velhinhos preparou a apresentação teatral “Deu a louca no Sítio do Pica Pau Amarelo”, com início marcado para às 15 horas.

O projeto Cultura Viva tem por objetivo transformar a rotina de idosos em situação de vulnerabilidade social por meio da arte, cultura e afeto. O objetivo é oferecer atividades culturais diárias, pelo período de 12 meses, com foco em promover expressão, memória, alegria e inclusão social para os idosos acolhidos.

“O projeto Cultura Viva no Abrigo nasce como uma resposta concreta à realidade das  pessoas idosas institucionalizadas, promovendo não apenas entretenimento, mas também bem-estar psicológico, resgate da autoestima e fortalecimento de vínculos comunitários e afetivos por meio da cultura”, explica a presidente do Abrigo, Karla Hamada.

Entre as principais atividades planejadas estão oficinas de artesanato como pintura, crochê, argila e bordado; sessões de música, canto, karaokê e instrumentos simples; clubes de leitura e poesia; teatro e contação de histórias.

“O objetivo é garantir acesso contínuo à cultura como forma de lazer, bem-estar emocional e fortalecimento de vínculos afetivos. As atividades acontecem todas as tardes, de segunda a sexta-feira, e são pensadas para estimular a criatividade, autoestima e integração dos idosos com a comunidade”, reforça Karla.

Aprovado pelo Ministério da Cultura por meio da Lei Rouanet, o projeto Cultura Viva no Abrigo tem uma meta de captação de R$ 334.048,00. Qualquer pessoa física ou empresa tributada pelo lucro real pode contribuir via incentivo fiscal. Já são apoiadores do projeto: Genesio A Mendes & Cia LTDA; Comércio e Transportes CTS Silva LTDA; RTK Clínica Médica S/S; Zumplast Indústria de Plásticos LTDA; Smart Cash Securitizadora S/A; Complexo Médico Próvida S/A e Banco Cooperativo Sicoob (Bancoob) S/A. Além disso, o Abrigo aceita doações diretas e voluntariado.

Doações via IR 

Para viabilizar o projeto, pessoas físicas podem doar até 6% do IR devido, durante todo o ano, já as empresas tributadas pelo lucro real podem doar até 4% do IR devido, com aportes mensais, trimestrais ou anuais, conforme sua apuração.

Dados bancários para doação:

Banco do Brasil
Agência: 0201-1
Conta Captação: 75.392-0
Favorecido: MINC PRONAC 247199
Proponente: Abrigo dos Velhinhos de Tubarão
CNPJ: 86.440.864/0001-40

Abrigo dos Velhinhos

Rua São João, 1125 – Tubarão/SC
(48) 3628-0351
[email protected]
Instagram: @abrigotubarao

Informações sobre doações com incentivo fiscal:
Sonata Projetos – Larisa Hemkemeier Webber de Mello
(48) 99110-2904 | [email protected]

Últimas notícias

Paciente de Florianópolis garante na justiça o cultivo de cannabis medicinal

Um paciente de Florianópolis, usuário de cannabis medicinal conseguiu recentemente na...

Biguaçu abre inscrições para a Noite da Dança 2025; Evento será em novembro

A cidade de Biguaçu já se prepara para um...

Epagri reúne 104 pessoas no encontro intermunicipal de troca de saberes, sementes e mudas, em Bom Jesus do Oeste

Participaram agricultores dos municípios de Saltinho, Serra Alta, Modelo,...

Teste de DNA comprova filha secreta de Freddie Mercury e ela fala pela 1ª vez

Aumentam as expectativas para a nova biografia de Freddie...

Brasileira de 12 anos vence olimpíada internacional de matemática

É mais uma conquista para o nosso país! A...

Notícias Relacionadas