Tubarão vai receber no próximo dia 27 de agosto, a visita do Ministério da Cultura para acompanhamento dos projetos aprovados via Lei Rouanet. Um dos locais que já está no roteiro é o Abrigo dos Velhinhos de Tubarão, onde é realizado o projeto Cultura Viva no Abrigo. Especialmente para a visita, o Abrigo dos Velhinhos preparou a apresentação teatral “Deu a louca no Sítio do Pica Pau Amarelo”, com início marcado para às 15 horas.
O projeto Cultura Viva tem por objetivo transformar a rotina de idosos em situação de vulnerabilidade social por meio da arte, cultura e afeto. O objetivo é oferecer atividades culturais diárias, pelo período de 12 meses, com foco em promover expressão, memória, alegria e inclusão social para os idosos acolhidos.
“O projeto Cultura Viva no Abrigo nasce como uma resposta concreta à realidade das pessoas idosas institucionalizadas, promovendo não apenas entretenimento, mas também bem-estar psicológico, resgate da autoestima e fortalecimento de vínculos comunitários e afetivos por meio da cultura”, explica a presidente do Abrigo, Karla Hamada.
Entre as principais atividades planejadas estão oficinas de artesanato como pintura, crochê, argila e bordado; sessões de música, canto, karaokê e instrumentos simples; clubes de leitura e poesia; teatro e contação de histórias.
“O objetivo é garantir acesso contínuo à cultura como forma de lazer, bem-estar emocional e fortalecimento de vínculos afetivos. As atividades acontecem todas as tardes, de segunda a sexta-feira, e são pensadas para estimular a criatividade, autoestima e integração dos idosos com a comunidade”, reforça Karla.
Aprovado pelo Ministério da Cultura por meio da Lei Rouanet, o projeto Cultura Viva no Abrigo tem uma meta de captação de R$ 334.048,00. Qualquer pessoa física ou empresa tributada pelo lucro real pode contribuir via incentivo fiscal. Já são apoiadores do projeto: Genesio A Mendes & Cia LTDA; Comércio e Transportes CTS Silva LTDA; RTK Clínica Médica S/S; Zumplast Indústria de Plásticos LTDA; Smart Cash Securitizadora S/A; Complexo Médico Próvida S/A e Banco Cooperativo Sicoob (Bancoob) S/A. Além disso, o Abrigo aceita doações diretas e voluntariado.
Doações via IR
Para viabilizar o projeto, pessoas físicas podem doar até 6% do IR devido, durante todo o ano, já as empresas tributadas pelo lucro real podem doar até 4% do IR devido, com aportes mensais, trimestrais ou anuais, conforme sua apuração.
Dados bancários para doação:
Banco do Brasil
Agência: 0201-1
Conta Captação: 75.392-0
Favorecido: MINC PRONAC 247199
Proponente: Abrigo dos Velhinhos de Tubarão
CNPJ: 86.440.864/0001-40
Abrigo dos Velhinhos
Rua São João, 1125 – Tubarão/SC
(48) 3628-0351
[email protected]
Instagram: @abrigotubarao
Informações sobre doações com incentivo fiscal:
Sonata Projetos – Larisa Hemkemeier Webber de Mello
(48) 99110-2904 | [email protected]