Uma larva foi encontrada em um chocolate Snickers na cidade de São Caetano do Sul, no ABC paulista. Ao abrir a embalagem, o alimento apresentava furos, e o inseto, ainda vivo, se mexia no papel.
A Mars, empresa responsável pela produção de Snickers e outros chocolates, como M&M, acatou a queixa prontamente e fez a reposição do chocolate ao cliente. O SAC explicou que se tratava de uma larva atraída por grãos –neste caso, pelo amendoim.
A marca pediu o número do lote para checar se a infestação poderia ter afetado mais produtos. Por fim, recomendou que o alimento, assim como o inseto, fosse descartado definitivamente para evitar que a larva tivesse contato com outros itens ou se desenvolvesse.
Em nota enviada ao Terra, a Mars informou que situações como essa são levadas com seriedade. No entanto, a empresa não respondeu como as pragas conseguem superar os protocolos de segurança, como neste caso específico.
“Todos os nossos produtos seguem rigorosos controles e certificações, desde o recebimento das matérias primas até a entrega para parceiros e distribuidores. Nossa fábrica em Guararema opera sob rigorosos padrões internacionais de segurança alimentar, sendo certificada por normas como a ISO 22000 e a FSSC 22000, que abrangem tanto os nossos processos internos quanto a relação com fornecedores ao longo da cadeia. Contamos com um sistema robusto de controle de qualidade e sanitização em todas as etapas de produção, com foco em prevenir qualquer tipo de inconformidade antes que os produtos deixem nossa fábrica”, informou.
“Os produtos passam por diversas etapas de transporte e armazenamento, o que torna essencial o cuidado conjunto de toda a cadeia para garantir a integridade até o consumidor final. Realizamos constantes auditorias em armazéns para garantir que os locais estão seguindo os requisitos Mars”, completou.
A Mars ainda destacou que recomenda que clientes que passarem por situações como essa devem entrar em contato com o SAC, para que uma área técnica seja mobilizada para analisar o caso.
Fonte: Redação Terra