Janeiro Branco: O impacto do diagnóstico oncológico além da saúde física

O primeiro mês do ano e a campanha do Janeiro Branco trazem diversas reflexões sobre como iremos nos comportar durante o ano novo e como nossos pensamentos influenciam o dia a dia.

Receber o diagnóstico de um câncer pode acarretar diversos impactos que não se restringem ao corpo físico, mas também à condição psicológica do paciente (e familiares), alteração de rotina, possível impacto na qualidade de vida, relações sociais e área financeira.

Renata Gonçalves, Psicóloga Responsável pelo Serviço de Psicologia do IOP (Instituto de Oncologia do Paraná), ressalta a importância da saúde mental durante todo esse processo: “O indivíduo precisa ser visto e cuidado de forma global para que sua individualidade seja respeitada e, principalmente, considerada, durante todo o processo de tratamento. Desse modo, é de extrema importância que o paciente oncológico tenha a oportunidade de receber suporte de psicólogos especializados (psico-oncologistas), para que o devido acompanhamento emocional seja iniciado antes mesmo do seu tratamento”.

O acompanhamento psicológico favorecerá a construção de estratégias de enfrentamento, a otimização da qualidade de vida e a oferta de espaço de escuta e acolhimento, onde os medos poderão ser vistos, reconhecidos e, por fim, trabalhados.

Vale ressaltar que o acompanhamento também pode ser necessário para os familiares, tendo em vista que também são pessoas que poderão sentir o impacto deste novo momento vivido e, se adequadamente acolhidos e orientados, serão uma ótima fonte de apoio para aquele que mais precisa: o paciente. “É natural que, no início da trajetória oncológica, sentimentos como medo, tristeza e episódios de ansiedade surjam e é importante que tais emoções sejam vivenciadas, sem repressão. Mas, no decorrer do tratamento e da familiarização com o processo, o intuito é que voltemos a focar no indivíduo e na sua própria vida e não apenas na temática da oncologia, ressignificando a experiência e encontrando estratégias para lidar com essa etapa”, complementa Renata.

Quando isso não se faz possível, é importante estar atento a episódios frequentes de ansiedade, tristeza permanente ou apatia, desesperança, alterações no sono ou no apetite, para que o devido cuidado com a saúde mental deste paciente seja ofertado. Por isso a importância de um acompanhamento psicológico pré, peri e pós tratamento. “É possível viver o processo oncológico acolhendo seus medos e impactos emocionais, sem que necessariamente eles se tornem o resumo dos seus dias e pensamentos. É possível ressignificarmos o processo (se houver desejo para tal) e encontrarmos um caminho de leveza em meio a dias difíceis”, finaliza a Psicóloga Responsável pelo Serviço de Psicologia do IOP.

Sobre o IOP – Instituto de Oncologia do Paraná:

Com quatro sedes estrategicamente localizadas em Curitiba (PR), o IOP (Instituto de Oncologia do Paraná) comemorou em 2023 seus 28 anos de fundação. Hoje a empresa faz parte de uma holding, o Grupo Med4U. Além do IOP, estão no guarda-chuva o IOP Educa, IOP Pesquisa, Mantis Diagnósticos Avançados, Valencis Home Hospice e Oncoville, centro de radioterapia.

Destaques para a parceria com o Hospital São Marcelino Champagnat, desde dezembro de 2021, assim como a parceria com o Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Vale ressaltar que o IOP é a única clínica do sul do Brasil a fazer parte da Rede Einstein de Oncologia e Hematologia, para discussão de casos, troca de conhecimentos e encaminhamento de casos raros e mais complexos quando necessário.

Com 87 médicos no corpo clínico e 184 colaboradores, o IOP oferece os mais avançados tratamentos no câncer, conjugando Medicina de qualidade, tecnologia e humanização. Conta ainda com uma equipe multidisciplinar, incluindo Nutrição, Psicologia, Enfermagem e Farmácia para o enfrentamento positivo da doença. Os tratamentos de ponta ainda são beneficiados com diferenciais como cromoterapia, aromaterapia e musicoterapia. Para agendar sua consulta, acesse nosso site https://iop.com.br/

Informações:

https://iop.com.br/

Mateus Leme

Rua Mateus Leme, 2631 B

(41) 3207-9797

Batel

Rua Saldanha Marinho, 1814

(41) 3207-9798

Oncoville

Marginal Rodovia BR-277, 1437

(41) 3099-5800

Hospital São Marcelino Champagnat

Av. Presidente Affonso Camargo, 1399

Últimas notícias

Receita alerta para golpes com taxa falsa sobre Pix

A Receita Federal emitiu nesta sexta-feira (10) um alerta...

Jaguaruna será pioneira no Brasil ao sediar etapa do Mundial de Ondas Grandes

Pela primeira vez, o Brasil será palco de uma...

Balneário Camboriú é multada em R$ 433 mil por falta de documentação em atração turística

A prefeitura de Balneário Camboriú foi multada pela Secretaria...

Duas pessoas são levadas ao hospital após incêncio em residência em Balneário Rincão

Na tarde desta sexta-feira, a guarnição foi acionada através...

Gustavo se despede do Criciúma

Ele está acertado com o Juventude e assinará contrato...

Notícias Relacionadas