Infectologista dá 6 dicas para prevenir a influenza e reduzir sua propagação

Enquanto o Brasil ainda enfrenta uma epidemia de dengue, começam a explodir casos de influenza, que esse ano chegaram mais cedo, devido a inúmeros fatores que impactam nos picos atípicos evidenciados nos últimos anos

O infectologista, Dr. Bernardo Almeida, que é diretor médico da Hilab – biotech especialista em análises clínicas -, afirma que a vacinação é uma das melhores maneiras de prevenir a infecção por influenza e suas complicações. “Ao vacinar-se você reduz o risco de doença, mas principalmente reduz risco de formas graves e mortalidade, fatores altamente relevantes para idosos, gestantes e quem possui outras vulnerabilidades”, comenta o médico.

Bernardo segue explicando que o diagnóstico da doença é fator fundamental para entregar um tratamento mais eficaz, reduzindo a gravidade dos sintomas e prevenindo complicações. “No caso dessas doenças, com sintomas clínicos bem parecidos, o diagnóstico faz a distinção e permite que se adotem práticas específicas para cada uma, o que pode interferir consideravelmente no manejo de cada paciente”, diz.

O infectologista completa dizendo que a identificação da doença contribui para um monitoramento epidemiológico mais eficaz, permitindo a implementação de medidas de saúde pública que vão aliviar a pressão no sistema de saúde. “Em resumo, tanto a vacinação quanto o diagnóstico desempenham papéis fundamentais na prevenção, controle e tratamento de doenças respiratórias virais, contribuindo para a saúde individual e coletiva”, pontua.

Por fim, Dr. Bernardo Almeida conta que há várias medidas que podem ser adotadas para prevenir a contaminação, evitar a explosão de casos ou a gravidade das manifestações clínicas em caso de infecção por influenza. Confira as mais básicas, mas que estão entre as principais.

Vacinação: a vacinação anual contra a influenza e gripe é uma das maneiras mais eficazes de prevenir a infecção e suas complicações, especialmente para populações mais vulneráveis.

Higienização das mãos: assim como na época do Covid-19, lavar as mãos frequentemente, com água e sabão, ou usar álcool em gel, pode ajudar a reduzir a disseminação do vírus.

Etiqueta respiratória: ao tossir ou espirrar, é importante cobrir a boca e o nariz com um lenço de papel ou o cotovelo, para evitar a propagação do vírus no ar.

Evitar contato próximo com pessoas doentes: se estiver doente, com sintomas de gripe, é importante evitar o contato próximo com outras pessoas para evitar a transmissão. O uso de máscaras cirúrgicas ajudam a reduzir a disseminação das partículas virais no ambiente.

Limpeza e desinfecção: manter superfícies e objetos que são frequentemente tocados limpos e desinfetados pode ajudar a reduzir a propagação do vírus, assim como na época do coronavírus.

Sobre a Hilab

A Hilab é uma biotech brasileira, especialista em tecnologia diagnóstica e saúde digital. Fundada em Curitiba e com sede também em Manaus, desenvolve dispositivos e tecnologias disruptivas para exames de análises clínicas, utilizando apenas algumas gotas de sangue. Foi a primeira empresa do mundo a oferecer um Hemograma Completo por punção capilar e Point Of Care.

A partir de uma abordagem inovadora, possibilita a entrega de resultados em questão de minutos, proporcionando uma experiência mais ágil e eficiente. Utiliza uma plataforma que integra recursos de Inteligência Artificial e Internet das Coisas (IoT), uma combinação que permite a digitalização de exames em qualquer local do mundo, funcionando como uma espécie de laboratório descentralizado. A empresa também oferece a possibilidade de realização de exames de forma in loco, sem a necessidade de enviar as informações remotamente.

Atualmente, oferece um portfólio com equipamentos pequenos, leves e portáteis, que podem realizar centenas de exames, dos mais simples e rotineiros até os mais específicos. É uma empresa que atua com times de especialistas em saúde e tecnologia, apoiados em estudos, pesquisas e dados, que corroboram com a transformação da jornada em saúde globalmente.

 

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA:

Loures Consultoria

Wendy de Oliveira

Últimas notícias

Prefeitura de São Joaquim adota medidas preventivas para garantir transporte de Saúde em meio a chuvas intensas

Devido às chuvas constantes que têm assolado a região,...

Semana do MEI acontece em Criciúma

Palestra de abertura será na segunda-feira (20), às 19h,...

Ferido, gato maracajá recebe atendimento após ser encontrado em galinheiro de Jaguaruna

Um gato-maracajá ferido recebeu atendimento na última sexta-feira, dia...

Lotérica Orleans informa: Mega acumula e sorteia R$ 37 milhões para amanhã terça-feira

Lotérica Orleans informa que nenhuma aposta acertou as seis...

Polícia Civil fecha fábrica clandestina de azeites

A Polícia Civil fechou uma fábrica clandestina de produção...

Notícias Relacionadas