Aconteceu na manhã desta terça-feira (02), mais uma importante ação do Programa Protetores do Lar, desta vez na Escola Henrique Lage, em Imbituba. O programa tem o objetivo de conscientizar adolescentes sobre a prevenção à violência doméstica e familiar.
A iniciativa é desenvolvida durante todo o ano pela Polícia Militar, por meio da Rede Catarina, com apoio da Secretaria de Assistência Social de Imbituba (SEAS) com a participação das advogadas Caroline Forte e Vera Barjona, além da psicóloga Gessilene Pereira Silveira.

Criado em 2019 em Imbituba, o programa ganhou força e se tornou institucional da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), sendo hoje aplicado em grande parte do estado. O diferencial da ação está em formar adolescentes capazes de identificar sinais de violência, proteger suas famílias e contribuir para romper o ciclo de agressões que muitas vezes atravessa gerações.
A subtenente Rute e a soldado Andriele, responsáveis pela Rede Catarina no município, reforçam que o envolvimento dos jovens é essencial. “Cada palestra abre espaço para diálogo e reflexão, aproximando os adolescentes de informações que podem salvar vidas. Esse é o nosso papel, trazer informação para que os jovens aprendam, desde cedo, a evitar e combater a violência doméstica”, declarou a subtenente Rute.
O secretário de Assistência Social, Gunnar Chaves e a diretora de Direitos Humanos, Helena Martins, participam das ações. “Ao unirmos forças entre diferentes áreas, segurança, assistência social, psicologia e direito, o programa se consolida como uma ferramenta fundamental de proteção e transformação social, dando aos jovens o papel de agentes multiplicadores dentro de suas casas e comunidades. O mais importante, eles recebem a mensagem e replicam para familiares e amigos”, disse o secretário.
Fonte da Informação | Portal A Hora