O evento será realizado a partir das 15h deste sábado (5/10) na sede da igreja, em Criciúma
Temas como design inteligente e a criação do homem versus evolução serão discutidos durante o primeiro Simpósio Sul Catarinense de Integração entre Fé e Ciência, promovido pela Abba Pai Church.
A iniciativa busca promover discussões que geralmente ocorrem apenas entre especialistas. A proposta é oferecer ao público a oportunidade de ter acesso a conteúdos científicos profundos que corroboram a ideia da criação intencional.
“A concepção de um evento de grande porte como o simpósio surgiu juntamente com a criação do Ministério Fé e Ciência, da Abba Pai. Apesar de abordarem temas diferentes, fé e ciência não se anulam. Existe uma militância nos meios acadêmicos que defende que, para ser cientista, é preciso ser ateu. Isso não é necessário e nem faz sentido. A pessoa pode professar sua fé e, ao mesmo tempo, ser cientista. Aliás, muitos ganhadores do prêmio Nobel nas áreas de ciência eram cristãos. Nesse contexto, o simpósio irá explorar temas que conectam essas duas áreas, mesmo que, por si só, elas não pareçam interagir”, explica o biólogo e líder do Ministério Fé e Ciência, Heitor de Jesus Motta.
Gratuito e aberto ao público, o simpósio contará com palestrantes como Marcos Eberlin e Michelson Borges. Além disso, haverá sessões de painéis ao longo da tarde, com interação direta com o público. Eberlin é um dos principais cientistas brasileiros da atualidade. Borges, por sua vez, é teólogo, escritor e autor de diversos livros, além de editor de revistas.
“A ideia do simpósio é colocar em pauta um tema tão relevante quanto a ciência em paralelo com a fé, mostrando que elas não são conflitantes, mas complementares. Convidamos pessoas renomadas do Brasil para garantir a qualidade do evento, tornando-o relevante para a cidade e a região”, destaca o pastor Telmo Martinello.
O Ministério Fé e Ciência
O Ministério Fé e Ciência da Abba Pai Church realiza encontros mensais e podcasts quinzenais, abordando temas científicos que dialogam com a fé. Além de questões científicas, são discutidos aspectos históricos, arqueológicos, filosóficos e teológicos.
“Ao se aproximarem, ciência e fé podem se complementar de várias maneiras. A ciência pode desafiar a fé a refletir sobre as interpretações dos fenômenos naturais, estimulando abordagens mais abertas e reflexivas. Por outro lado, a fé pode oferecer à ciência uma perspectiva ética e filosófica, ajudando-a a considerar as implicações morais de suas descobertas e inovações. Assim, ambos os campos podem enriquecer a compreensão humana da realidade. Enquanto a ciência explica ‘como’ as coisas funcionam, a fé pode explorar o ‘porque’ de certos fenômenos, oferecendo uma visão mais ampla da experiência humana”, comenta Motta.
Programação:
15h – Abertura
15h30 – Painel: Emanuela Borges (Design Inteligente)
16h30 – Painel: Tiago Moretti (Biografia da Espécie Humana: Uma História Mal Contada)
18h30 – Palestra: Michelson Borges (Fé e Ciência)
19h30 – Palestra: Marcos Eberlin (Fé e Ciência)
Texto: Marciano Bortolin/Especial NZBT Comunicação