Guaíba fica abaixo da cota de alerta pela primeira vez

No dia 05 de maio o Gauíba registrou recorde de 5,35 metros

O nível do Lago Guaíba caiu abaixo da cota de alerta na Usina do Gasômetro, em Porto Alegre, neste sábado (08.06). A medição, realizada às 7h15, registrou 3,06 metros, conforme dados da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema). Desde sexta-feira (07.06) o Guaíba já registrava nível abaixo da cota de alerta.

Em maio, o Guaíba atingiu níveis históricos devido aos intensos temporais que atingiram o Rio Grande do Sul. O lago, que até então havia atingido seu ponto mais alto de 4,76 metros em 1941, registrou um novo recorde de 5,35 metros em 5 de maio.

No dia 28 de maio, o governo do Estado do Rio Grande do Sul atualizou as cotas de alerta e inundação na estação telemétrica emergencial da Usina do Gasômetro. Desde que entrou em operação, em 3 de maio, a nova estação fixou a cota de alerta em 3,15 metros e a cota de inundação em 3,60 metros. As informações atualizadas podem ser acessadas no site da Agência Nacional de Águas e Saneamento (ANA).

Já na estação telemétrica original, localizada no Cais Mauá desde 2014, as cotas permanecem inalteradas: 2,55 metros para alerta e 3 metros para inundação. As novas referências foram determinadas por técnicos do Departamento de Recursos Hídricos e Saneamento da Sema (DRHS/Sema) e do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (IPH/UFRGS). A definição dessas cotas ocorreu após uma vistoria no Cais Mauá, com a participação do Serviço Geológico Brasileiro (SGB). A intenção é manter ambas as estações telemétricas em operação para aumentar a precisão do monitoramento e garantir a segurança da população.

A prática de estabelecer diferentes cotas de inundação em diversos pontos de medição é comum para avaliar os níveis dos rios. Durante a enchente de 1941, por exemplo, foram registrados cinco picos diferentes do nível do Lago Guaíba, de acordo com diversas fontes bibliográficas.

AGROLINK – Aline Merladete

Últimas notícias

Campanha busca fortalecer setor de exportação

A campanha tem dois eixo A ApexBrasil lançou uma campanha...

Inspeção por câmera com IA auxilia exportação

“Os dispositivos da Hikrobot fazem uma inspeção minuciosa" Os avanços...

Farol de Santa Marta terá tour guiado com acesso ao topo de 17 a 23 de junho

Dos dias 17 a 23 de junho, das 9h...

Prazo para alistamento acaba em 15 dias

empo de permanência na Marinha, Exército ou Aeronáutica é...

Drogas são apreendidas em barreira policial no Farol de Santa Marta

A ação foi realizada durante barreira policial montada na...

Notícias Relacionadas