O trecho do Morro dos Cavalos, em Palhoça, considerado um dos mais críticos da BR-101, volta a ser foco de atenção. Na última quarta-feira (3), o governador Jorginho Mello apresentou em Brasília, junto ao Fórum Parlamentar Catarinense, o Estudo de Concepção do Contorno do Morro dos Cavalos, realizado pelo Governo de Santa Catarina. O objetivo é oferecer uma solução rápida e viável para reduzir os riscos e melhorar a fluidez do tráfego na região.
O trecho entre os quilômetros 233 e 236 é histórico por acidentes graves e bloqueios totais, resultado da geografia acidentada e do aumento constante no fluxo de veículos. Projeções apontam que, em 2030, cerca de 42 mil veículos passarão pelo local diariamente, podendo chegar a 55 mil em 2039.
A proposta prevê a construção de um contorno rodoviário de aproximadamente 3,7 quilômetros, margeando o traçado atual, com investimento estimado em R$ 291 milhões. O projeto busca garantir mais segurança aos motoristas, sem inviabilizar os túneis já projetados para a região, mostrando que as soluções são complementares.
O contorno é apontado como uma alternativa mais rápida e econômica, enquanto a construção de túneis segue como solução de longo prazo, alinhada à expectativa da comunidade indígena local, que deseja a desativação do trecho atual que corta a aldeia.
A execução depende da integração entre o Governo Federal, o DNIT, a ANTT e a Funai, já que a rodovia é federal e está sob concessão da Arteris Litoral Sul. Após o protocolo do projeto junto ao Ministério dos Transportes, o próximo passo será a elaboração do projeto executivo e definição das responsabilidades entre os governos estadual e federal e a concessionária.
O Morro dos Cavalos é conhecido por interdições frequentes. Em abril deste ano, um caminhão carregado de etanol tombou e explodiu, interditando o trecho por 15 horas e envolvendo 24 veículos. No mesmo mês, chuvas intensas levaram a fechamentos preventivos por cinco horas, e no ano passado houve interdição por dois dias devido a barreiras caídas.
O estudo entregue pelo governador é considerado robusto e completo, com levantamentos de tráfego, projeções futuras, estudos geotécnicos e topográficos, projetos de pavimentação e terraplanagem, detalhamentos orçamentários e cronograma de execução. O documento também inclui estudos socioambientais, identificando interferências e áreas prioritárias para conservação da biodiversidade.
O projeto foi bem recebido pelo Fórum Parlamentar Catarinense, que se compromete a intermediar o assunto junto ao Governo Federal. A iniciativa representa um passo importante para reduzir acidentes e melhorar a mobilidade na BR-101, beneficiando a população de Palhoça e toda a região da Grande Florianópolis.
O portal Agora Floripa segue apurando as informações sobre o andamento do projeto e a atuação dos órgãos federais envolvidos na aprovação e execução da obra.

Fonte da Informação | Agora Floripa