Frio se mantém intenso ao longo da semana em SC

Para as madrugadas e amanheceres são esperadas temperaturas próximas a 0°C na Serra e em torno de 5°C entre os planaltos, Meio-Oeste, parte do Alto Vale e da Grande Florianópolis Serrana. Nas demais regiões do estado as mínimas tendem a variar entre 5 e 10°C

O tempo instável e chuvoso combinado a presença de uma massa de ar frio, de origem polar, mantêm as temperaturas baixas em todas as regiões catarinenses, com valores não passando de 15°C. Esse comportamento já está sendo observado desde o final de semana e tende a se repetir ao longo desta semana.

Para as madrugadas e amanheceres são esperadas temperaturas próximas a 0°C na Serra e em torno de 5°C entre os planaltos, Meio-Oeste, parte do Alto Vale e da Grande Florianópolis Serrana. Nas demais regiões do estado as mínimas tendem a variar entre 5 e 10°C. Já nas tardes, com a cobertura de nuvens e o predomínio do vento sul, as temperaturas máximas variam entre 8 e 10°C no Grande Oeste e planaltos e entre 10 e 14°C nas demais regiões, favorecendo inclusive a configuração de uma onda de frio.

Condição em que as temperaturas permanecem abaixo do esperado por um período mais longo. Desta forma, há o alerta para desconforto térmico, agravamento de doenças cardiorrespiratórias, vasculares e hipotermia.

É importante destacar que o frio intenso traz riscos para a saúde, como agravamento de doenças cardiorrespiratórias, vasculares e hipotermia. Qualquer pessoa pode ser afetada pelo frio, mas a atenção deve ser redobrada com aquelas em situação de vulnerabilidade social, idosos e enfermos, além de cuidar dos animais domésticos.

A Defesa Civil recomenda:

Redobre a atenção com a população vulnerável e animais domésticos.

Procure se agasalhar e beber bastante água.

Evite locais aglomerados;

Mantenha a higiene das mãos.

Não transite diante de avisos de congelamento de pista e fique atento às orientações das Polícias Rodoviárias.

SC pode ter neve e chuva congelante entre a noite desta terça e madrugada de quarta-feira

A combinação de uma intensa massa de ar frio e a disponibilidade de umidade cria condições favoráveis para o fenômeno chamado de  precipitação invernal, que traz chance de neve e chuva congelante para Santa Catarina . Essa condição deve ocorrer nas áreas de Serra do Planalto Sul catarinense, entre a noite desta terça-feira, 9, e a madrugada da quarta-feira,10.

Segundo a equipe de monitoramento da  Defesa Civil, as temperaturas durante esse período devem ficar próximas ou inferiores a 0°C, favorecendo a ocorrência de chuva congelada e/ou congelante, com uma pequena chance de neve misturada à chuva congelada. O tipo de precipitação dependerá da quantidade de umidade presente na atmosfera.

“Para a precipitação de neve ocorrer, é necessária a combinação de vários fatores. A temperatura na camada em 850 hPa (cerca de 1,5 km de altura) deve ser inferior a 3°C com umidade relativa acima de 80%. Além disso, a temperatura do ar entre a base da nuvem e a superfície deve permanecer próxima ou abaixo de 0°C, para que o floco de neve não derreta durante seu trajeto até o solo”, informa a equipe de monitoramento da Defesa Civil.

Últimas notícias

Música e cultura marcarão a chegada das baleias-francas ao litoral catarinense

Sunset será realizado em comemoração ao Dia da Baleia-Franca,...

Dia 26 de julho é Dia dos Avós

Especialista reforça a importância do papel da família para...

Paisagem noturna da Lagoa Rodrigo de Freitas ganha registros indígenas, quilombolas e urbanos

As projeções na fachada da Casa Museu Eva Klabin...

Mãe e filha são violentadas em Imbituba e agressor é preso em flagrante

O agressor foi preso em flagrante e levado à...

IMARUÍ: Motorista de aplicativo é baleado pelo próprio primo e tem o carro roubado

O crime aconteceu na madrugada desta quarta Um motorista de...

Notícias Relacionadas