Frio se mantém intenso ao longo da semana em SC

Para as madrugadas e amanheceres são esperadas temperaturas próximas a 0°C na Serra e em torno de 5°C entre os planaltos, Meio-Oeste, parte do Alto Vale e da Grande Florianópolis Serrana. Nas demais regiões do estado as mínimas tendem a variar entre 5 e 10°C

O tempo instável e chuvoso combinado a presença de uma massa de ar frio, de origem polar, mantêm as temperaturas baixas em todas as regiões catarinenses, com valores não passando de 15°C. Esse comportamento já está sendo observado desde o final de semana e tende a se repetir ao longo desta semana.

Para as madrugadas e amanheceres são esperadas temperaturas próximas a 0°C na Serra e em torno de 5°C entre os planaltos, Meio-Oeste, parte do Alto Vale e da Grande Florianópolis Serrana. Nas demais regiões do estado as mínimas tendem a variar entre 5 e 10°C. Já nas tardes, com a cobertura de nuvens e o predomínio do vento sul, as temperaturas máximas variam entre 8 e 10°C no Grande Oeste e planaltos e entre 10 e 14°C nas demais regiões, favorecendo inclusive a configuração de uma onda de frio.

Condição em que as temperaturas permanecem abaixo do esperado por um período mais longo. Desta forma, há o alerta para desconforto térmico, agravamento de doenças cardiorrespiratórias, vasculares e hipotermia.

É importante destacar que o frio intenso traz riscos para a saúde, como agravamento de doenças cardiorrespiratórias, vasculares e hipotermia. Qualquer pessoa pode ser afetada pelo frio, mas a atenção deve ser redobrada com aquelas em situação de vulnerabilidade social, idosos e enfermos, além de cuidar dos animais domésticos.

A Defesa Civil recomenda:

Redobre a atenção com a população vulnerável e animais domésticos.

Procure se agasalhar e beber bastante água.

Evite locais aglomerados;

Mantenha a higiene das mãos.

Não transite diante de avisos de congelamento de pista e fique atento às orientações das Polícias Rodoviárias.

SC pode ter neve e chuva congelante entre a noite desta terça e madrugada de quarta-feira

A combinação de uma intensa massa de ar frio e a disponibilidade de umidade cria condições favoráveis para o fenômeno chamado de  precipitação invernal, que traz chance de neve e chuva congelante para Santa Catarina . Essa condição deve ocorrer nas áreas de Serra do Planalto Sul catarinense, entre a noite desta terça-feira, 9, e a madrugada da quarta-feira,10.

Segundo a equipe de monitoramento da  Defesa Civil, as temperaturas durante esse período devem ficar próximas ou inferiores a 0°C, favorecendo a ocorrência de chuva congelada e/ou congelante, com uma pequena chance de neve misturada à chuva congelada. O tipo de precipitação dependerá da quantidade de umidade presente na atmosfera.

“Para a precipitação de neve ocorrer, é necessária a combinação de vários fatores. A temperatura na camada em 850 hPa (cerca de 1,5 km de altura) deve ser inferior a 3°C com umidade relativa acima de 80%. Além disso, a temperatura do ar entre a base da nuvem e a superfície deve permanecer próxima ou abaixo de 0°C, para que o floco de neve não derreta durante seu trajeto até o solo”, informa a equipe de monitoramento da Defesa Civil.

Últimas notícias

terremoto de magnitude 5,7 atingiu a Argentina neste domingo, 20

Um terremoto de magnitude 5,7 atingiu a Argentina neste...

Buscas pelo corpo do homem que submergiu no Rio Tubarão devem continuar hoje segunda (21)

As buscas foram encerradas no fim da tarde deste...

Entidades sindicais se mobilizam para enviar documento ao presidente da República

Representantes de 26 entidades dos movimentos sindical e social...

Criciúma vence Concórdia e avança na Copa Sul Sub-15; Sub-17 é derrotado pela Chapecoense

A equipe sub-15 do Criciúma segue firme na Copa...

Criciúma abre cadastramento facial aos seus sócios

A partir desta quinta-feira (17/10/2024) o sócio do Criciúma...

Notícias Relacionadas