Empresa é contratada para recolher e guardar animais de grande porte em Imbituba

Na manhã desta quinta-feira (14), foi assinado o contrato entre a Prefeitura Municipal e a empresa vencedora da Licitação para realizar o recolhimento de animais de médio e grande porte em Imbituba. Um problema que assolava o município há algum tempo e que finalmente terá uma solução.

A empresa que cumpriu todos os requisitos solicitados pela Prefeitura e vencedora do pregão foi a Rancho Garcia e a partir de hoje está apta para realizar os serviços de recolhimento, guarda e destino dos animais de médio e grande porte vivos, soltos ou abandonados em via pública ou espaço público, de acordo com a Lei nº 846/1986 e Lei nº 1674/1997.

“Foi uma luta de dois anos para conseguirmos chegar a esse momento, pois a Prefeitura não tinha estrutura para recolher e tratar bem um animal de porte maior. Agora, através da contratação desse serviço, é um alívio. É uma política que vai proporcionar segurança pública à população e dar um bom tratamento aos animais em situação de risco, nas ruas ou abandonados”, destacou o Secretário da Saúde Emanoel Matos.

A população ao se deparar com um animal de grande ou médio porte (bois, cavalos, etc..), que esteja colocando em risco a segurança das pessoas, soltos, ou em situação de maus tratos, poderá fazer uma denúncia entrando em contato com a Ouvidoria do Município pelo telefone (48) 3355-8100 ramal 8149, ou enviar a denúncia através do link “Solicitações de Serviços”, localizado na parte direita do site da Prefeitura, que a Vigilância em Saúde, junto à empresa que realiza o recolhimento irá até o local para fazer o resgate do animal.

“A empresa Rancho Garcia conta com um veterinário que irá verificar o estado em que o animal se encontra e prestaremos todos os cuidados para que ele seja bem tratado. Temos áreas amplas onde os animais poderão permanecer temporariamente seguros, sem colocar mais em risco à população”, destacou Carlos Eduardo Garcia, responsável pelo recolhimento dos animais.

“A questão dos animais de grande porte sempre foi uma luta do poder público. Sempre procuramos fazer o melhor. Agora com o contrato, mesmo assim manteremos a atenção para sanar outros problemas que podem vir. Mas é uma vitória de todos. Prefeitura, Secretaria e principalmente das ativistas que tanto fazem pela causa animal em nosso município”, destacou o prefeito Clésio do Marcão.

Os animais apreendidos ficarão à disposição para que os proprietários os resgatem dentro de 15 dias, mediante o pagamento de custos com despesas de apreensão, guarda, tratamento médico-veterinário, medicação e alimentação de cada animal. O animal apreendido será catalogado com chip eletrônico, etiqueta ou outro instrumento a fim de identificá-lo. Caso o animal seja apreendido três vezes, será imediatamente leiloado ou doado para um terceiro que se responsabilize por sua guarda e proteção.

“Para a liberação do animal, serão cobrados do proprietário ou responsável uma multa pelo abandono, taxa de liberação e despesas com guarda, tratamento médico-veterinário, medicação e alimentação de cada animal. Com isso, espera-se que seja coibido o abandono de animais de grande porte e que a população tenha conhecimento para poder também agir para que esta prática não exista mais em Imbituba”, destacou Carina Genovez, Assessora Jurídica da Secretaria Municipal de Saúde – SEMUSA, e complementa, “caso seja detectado que o animal esteja sofrendo maus tratos, será acionada imediatamente as autoridades competentes para que sejam tomadas as medidas cabíveis”.

Estavam presentes na assinatura o prefeito em exercício Clésio do Marcão, o Secretário Municipal de Saúde Emanoel Matos, o Capitão Reiger da Polícia Militar, a diretora da Vigilância em Saúde de Imbituba Joana Diniz, o vereador Humberto Carlos dos Santos, além de ativistas da causa animal em Imbituba.

Municipio de Imbituba

Foto: Divulgação PMI

Últimas notícias

Sesc Verão 2025 agita Laguna com eventos até 20 de janeiro na praia do Mar Grosso

O Sesc Verão 2025 começou na última sexta-feira (10),...

Homem de 57 anos sofre parada cardiorrespiratória em campo desportivo

Um homem, 57 anos, sofreu uma parada cardiorrespiratória,num campo...

Santa Catarina bate recorde na exportação de carnes em 2024

Santa Catarina bateu recorde na exportação total de carnes...

Capivara causa acidente e motociclista acaba ferido em Campo Bom

Nesta sexta-feira, os bombeiros voluntários de Jaguaruna registraram um...

Ministério do Trabalho atualiza tabela do seguro-desemprego para 2025

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) atualizou a...

Notícias Relacionadas