Embrapa e Ministério da Pesca e Aquicultura promovem discussões em evento sobre pescado

A Embrapa estará presente na Seafood Show Latin America, evento que acontece entre 22 e 24 de outubro em São Paulo-SP

Será a terceira edição da Feira Internacional de Comercialização e Tecnologia do Pescado. Juntamente com o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), a Embrapa terá participações na chamada Arena Talks, uma das agendas da feira. As participações acontecerão nos três dias da feira, sendo 1h a cada dia, e compõem o Fórum Soluções Inovadoras em Processamento de Pescado: um Diálogo com Embrapa e MPA.

No dia 22, terça-feira, entre 16h45 e 17h45, o MPA vai lançar a Plataforma Nacional da Indústria do Pescado. De acordo com o ministério, “a plataforma digital será responsável pelos processos de certificação higiênico-sanitária de embarcações e de acreditação de origem legal do pescado para exportação, automatizando a emissão do Certificado Oficial de Boas Práticas a Bordo (certificado HS) e do Certificado de Acreditação de Origem Legal (Caol)”. O ministro André de Paula estará no lançamento.

No segundo dia da Seafood Show Latin America, das 15h15 às 16h15, a chefe-geral da Embrapa Pesca e Aquicultura (Palmas-TO) Danielle de Bem Luiz vai moderar as discussões de três especialistas. Gilberto Sales, do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), abordará a gestão de recursos pesqueiros no Antropoceno.

Depois, Janine Passos, pesquisadora da Embrapa Agroindústria de Alimentos (Rio de Janeiro-RJ), vai falar sobre diagnóstico das embarcações de pesca de camarão e avaliação das técnicas utilizadas para a conservação / uma contribuição para avanços na política pública. E fechando o segundo dia do fórum entre Embrapa e MPA na feira, Leandro Kanamaru, pesquisador da Embrapa Pesca e Aquicultura, vai tratar de gerenciamento hídrico e aproveitamento integral do pescado.

O terceiro dia do fórum, das 13h30 às 14h30 de 24 de outubro, vai contar com a mediação de Patrícia Chicrala, pesquisadora da Embrapa Pesca e Aquicultura, e com duas palestras. A primeira será feita por Angela Furtado, pesquisadora da Embrapa Agroindústria de Alimentos, e o tema é agregação de valor aos coprodutos da cadeia da tilápia.

E Roberto Flores, chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Pesca e Aquicultura, vai falar sobre perspectivas do consumo interno e das exportações dos produtos da piscicultura no Brasil. “Minha palestra considera as pesquisas, no âmbito do projeto BRS Aqua, realizadas nos últimos anos, de forma presencial e online, com consumidores de produtos da piscicultura de todo o Brasil. Os resultados mostram preferências dos brasileiros em relação a espécies, formas de apresentação e épocas de consumo, assim como conhecimento sobre os produtos e as diferentes formas de produção. Adicionalmente, serão apresentados dados recentes sobre comércio exterior, potencial das exportações e tendências para produtos brasileiros de piscicultura”, explica.

Mais informações sobre a 3ª Seafood Show Latin America na página https://seafoodshow.com.br/. A programação da Arena Talks, em que as discussões com o MPA e a Embrapa vão acontecer, está em https://seafoodshow.com.br/programacao-arena-talks/#.

 

Clenio Araujo (6279/MG)

Embrapa Pesca e Aquicultura

Contatos para a imprensa

[email protected]

Últimas notícias

Anúncio de recursos marca inauguração da APAE no Balneário Rincão

A inauguração da APAE, foi um dia para entrar...

Mais quatro cães são envenenados em Imbituba, desta vez, no Campo de Aviação, um mês após último caso

Mais um caso de envenenamento de cães abandonados, em...

Museu de Laguna está sem energia elétrica desde fevereiro

O Museu Casa de Anita, localizado no Centro Histórico...

28ª Festa da Tainha de Balneário Rincão: evento começa dia 10 com shows nacionais e gastronomia típica

Balneário Rincão já respira a 28ª edição da Festa...

Escritora Viviane Viana faz evento especial na Livraria Divertida, em Floripa

Ter a atenção das crianças em uma época digitalizada...

Notícias Relacionadas