Em Brasília, São Martinho defende título de ‘Capital Nacional da Bolacha Decorada Artesanalmente’

Com 200 toneladas anuais, município se destaca no setor e concentra a maior fábrica de bolachas artesanais da América Latina

A Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados promoveu, nesta quarta-feira (10), uma audiência pública em Brasília para discutir o Projeto de Lei nº 6151/2023, que propõe reconhecer São Martinho como Capital Nacional da Bolacha Decorada Artesanalmente. O texto é de autoria do deputado Jorge Goetten (Republicanos) e tem como relatora a deputada Daniela Reinehr (PL).

Na audiência, a prefeita Anelise Wiemes destacou que o município abriga a maior fábrica de bolachas artesanais da América Latina, com produção superior a 115 toneladas por ano. Somadas às produções de dezenas de empresas familiares, a atividade movimenta cerca de 200 toneladas anuais, gera aproximadamente 400 empregos e fortalece uma economia em que turismo e comércio respondem por 30% do PIB da cidade.

“Esse reconhecimento vai muito além do simbolismo: valoriza a economia criativa, o turismo de experiência e a força cultural do interior do Brasil. Essa tradição vem de geração em geração, sem perder a qualidade.”, defende a Chefe do Executivo municipal.

Também participaram da audiência a secretária de Governo, Gesiane Martins, e a vice-presidente da Câmara de Vereadores, Dayana Effting, Corrêa que acompanhou a sessão de forma virtual.

“A bolacha decorada é amor em forma de alimento, cada detalhe é um diferencial que o município oferece”, destacou Dayana. Já Gesiane Martins ressaltou que “é um orgulho ver como a produção artesanal movimenta a cidade, gera empregos e atrai turistas, fortalecendo a nossa economia local.” Enquanto o deputado Jorge Goetten, presidente da Comissão de Turismo, pontuou o impacto cultural e turístico da atividade e manifestou confiança na aprovação do projeto.

O texto será votado pela Comissão de Turismo no próximo dia 17 e, em seguida, seguirá para análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Desde 2020, São Martinho já detém o título de Capital Catarinense da Bolacha Artesanal.

Fonte da Informação | HC

Últimas notícias

Trio usava redes sociais para o tráfico

A Polícia Civil, por meio da Divisão de Investigação...

Identificadas vítimas e autor de chacina que abalou Joinville

As vítimas da chacina registrada na manhã desta quinta-feira...

Câmara aprova projeto de lei contra desperdício de alimentos – entenda

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (10) o...

Chapecoense conclui recuperação judicial

A Vara Regional de Falências e Recuperações Judiciais e...

Ingressos à venda para estreia do Peixe no domingo

O Tubarão estreia em casa na Copa Santa Catarina...

Notícias Relacionadas