DIC de Criciúma apresenta resultados positivos em 2023

A Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Criciúma, da Polícia Civil, apresentou resultados positivos no ano. O balanço estatístico anual demonstra os indicativos de produção e análises de ocorrências graves/complexas na cidade de Criciúma, trazendo um panorama do crime na cidade. Os dados são referentes a 1 de janeiro a 20 de dezembro de 2023, fornecidos pela Gerência de Contrainteligência e Estatística da Polícia Civil.

Em termos de resolução de mortes violentas, as forças de segurança da cidade de Criciúma possuem alto grau de desempenho. A Divisão de Homicídios (DH/DIC Criciúma) é responsável por estas investigações. Foram 15 mortes violentas em 2023. A resolução positiva dos casos atingiu a marca de 93,3%. Neste ano, a cidade registra índice de 6,99 de mortes violentas para cada 100.000 habitantes, abaixo dos indicadores de 8,14 do sul catarinense (2023), de 8,65 de Santa Catarina (2023) e de 23,40 do Brasil (2022). No total, 18 pessoas foram identificadas e indiciadas por homicídios em Criciúma.

Os delitos patrimoniais violentos são apurados pela Divisão de Roubos (DRR/DIC). Os números apontam redução de 3,87% nos roubos consumados na cidade, comparados ao ano anterior. Houve queda de 21,87% de roubos em residências e diminuição em 14,29% nos roubos em comércio. As investigações resultaram em 82 pessoas indiciadas por roubos e/ou extorsões, com 55 pedidos de prisões formalizados pela PC. A resolução do latrocínio do Delegado Vargas e a atuação em conjunto com a DRAS/DEIC no resgate do sequestro de uma menina de 11 anos foram operações destacadas pela unidade policial neste ano.

Na análise dos indicadores em comparativo ao ano anterior, a DIC de Criciúma registrou expressivo aumento de 375% no cumprimento de mandados de prisões e acréscimo de 11,54% nas operações de cumprimento de busca e apreensões em residências de investigados, com atuação significativa do efetivo da Divisão de Repressão a Entorpecentes (DRE/DIC). Nestas operações, os policiais da DRE tiveram sucesso na identificação e prisão de criminosos faccionados, além da apreensão de drogas e armas de fogo.

Por: OCP NEWS

Últimas notícias

É do Brasil! Fernanda Torres conquista o Globo de Ouro de Melhor Atriz por Ainda Estou Aqui

Durante a cerimônia do Globo de Ouro 2025, a...

Cidasc confirma toxina em mexilhões da região

A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina...

Aumenta em 25% o número de pessoas em situação de rua no país

O número de pessoas vivendo em situação de rua...

Dólar mais caro faz número de turistas argentinos disparar em SC

A alta do dólar tornou Florianópolis (SC) um destino...

Motociclista morre ao perder controle de Harley em curva fechada na Serra de SC

Um motociclista morreu na tarde de sábado (4) em...

Notícias Relacionadas