Dia Mundial da Saúde 07 de Abril

Descubra cinco inovações que transformaram a vida dos pacientes .

No Dia Mundial da Saúde, celebrado em 7 de abril, a tecnologia se consolida como uma grande aliada na evolução dos tratamentos médicos, tornando-os mais acessíveis, precisos e eficazes. Da inteligência artificial no diagnóstico precoce a terapias personalizadas, as inovações estão transformando a forma como pacientes recebem cuidados e ampliando as possibilidades de tratamento para diversas condições.

Confira cinco inovações que transformaram a vida dos pacientes.

Bomba de insulina

O tratamento da diabetes tipo 1 avançou com o uso das bombas de insulina. Esses dispositivos automatizam a aplicação do hormônio, eliminando a necessidade do uso diário de seringas. Nos últimos anos, a bomba seguiu evoluindo. Um avanço significativo é que, anteriormente, mesmo com a bomba automatizada, o paciente precisava realizar o teste de ponta de dedo várias vezes ao dia para atualizar o dispositivo. Hoje a tecnologia já permite que esse teste seja feito a cada sete dias, proporcionando mais segurança e qualidade de vida ao paciente.

Marca-passo

No Brasil, cerca de 350 mil pessoas utilizam marca-passos e aproximadamente 25 mil dispositivos são implantados anualmente, segundo dados do ministério da Saúde. Há três anos, o Brasil inaugurou uma nova tecnologia que trouxe ainda mais avanços no tratamento para pacientes cardiopatas que precisam de marca-passo com o Micra, o menor marca-passo do mundo, desenvolvido pela americana Medtronic, líder em tecnologia na saúde. O dispositivo de apenas 20mm de comprimento, similar a uma cápsula de vitamina, pesa menos de 2g e não possui os cabos-eletrodos. Isso permite que o implante seja minimamente invasivo, tornando o procedimento mais seguro, com menor risco de infecção principalmente naqueles com restrições ou alto risco para a cirurgia tradicional.

Teranóstico

Atualmente, é possível identificar e tratar tumores de forma direcionada, por meio do Teranóstico, um procedimento da medicina nuclear que une o diagnóstico preciso e o tratamento em uma mesma tecnologia, para diferentes tipos de câncer, inclusive o câncer de próstata em estágio avançado. O teranóstico permite combinar diagnóstico preciso e terapia direcionada, utilizando radiofármacos, como o Lutécio-177, que se ligam a proteínas específicas nas células cancerígenas, promovendo a destruição do tumor com a mínima exposição de tecidos saudáveis¹. “Essa abordagem integrada oferece uma jornada completa ao paciente, garantindo precisão diagnóstica e intervenções terapêuticas personalizadas em uma mesma tecnologia”, explica Fábio Keller, Gerente da área de Imagem Molecular e Theranóstico da Siemens Healthineers para América Latina.

Robôs cirúrgicos

Dois grandes robôs cirúrgicos desembarcaram recentemente no Brasil, o Hugo e o Mazor. O robô Hugo é direcionado para cirurgias ginecológicas e urológicas. Se destaca pela alta precisão e avanço tecnológico, com tecnologia 3D e Inteligência Artificial, que traz insights de cirurgias realizadas no mundo todo, para aumentar ainda mais a segurança e assertividade no procedimento com o paciente. Já o Mazor é específico para cirurgias na coluna e conta com até 98% de precisão na colocação de implantes, sem a ocorrência de desvios.

Camas hospitalares inteligentes 

A inovação no cuidado hospitalar vai além de novos medicamentos e equipamentos diagnósticos – ela também está presente na infraestrutura, como nas camas hospitalares inteligentes. Hoje elas são projetadas para otimizar a segurança e o conforto do paciente no leito, além de facilitar o trabalho das equipes de saúde. De acordo com a Baxter, empresa referência em inovação tecnologia médica, os equipamentos hoje contam com recursos como ajuste automático de posição para prevenir lesões por pressão, sensores para monitoramento contínuo do paciente e integração com sistemas hospitalares, essas camas contribuem para uma recuperação mais eficiente e redução de riscos de queda.

Kelly Souza (she/her/hers)
Account Executive, Brazil

Últimas notícias

Município cumpre decisão judicial e amplia vagas para acolhimento infantojuvenil em Criciúma

O Município de Criciúma, no Sul do Estado, disponibilizará...

Treino sem orientação pode causar danos aos rins, adverte médico

Após um jovem ter um caso raro de falência...

Fundação Hospitalar Santa Otília implanta Projeto – Piloto do 2º Médico

Cristiane Vavassori Diretora da Fundação Hospitalar Santa Otília anunciou...

Cientista cria maneira de fazer foie gras sem crueldade com patos: ‘Sempre foi um sonho’

Um cientista conseguiu criar o foie gras, um dos...

Filho de 9 anos ajuda mãe que era estrangulada pelo companheiro

Na manhã desta segunda-feira (31), a Polícia Militar prendeu...

Notícias Relacionadas