Dia dos Pais: 36% das PMEs esperam aumento nas vendas durante a data, mostra pesquisa da Serasa Experian

63% das pequenas e médias empresas não esperam um aumento em suas vendas durante esse período

Dados mostram que a expectativa para o Dia dos Pais em 2025, em termos de movimentação financeira, é de cerca de R$7,84 bilhões, o que representa um crescimento de 3,2% em relação ao último ano, de acordo com a projeção realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). São números expressivos, que torna o Dia dos Pais a quarta data de maior movimentação do varejo, atrás apenas de Natal, Dia das Mães e Dia dos Namorados.

Apesar disso, de acordo com pesquisa realizada pela Serasa Experian, primeira e maior datatech do país, 63% das pequenas e médias empresas não esperam um aumento em suas vendas durante esse período.

“O mercado de trabalho aquecido e as medidas de estímulo ajudaram a sustentar o consumo no último ano. No entanto, a taxa de juros bastante restritiva começa a impactar a atividade econômica. Já observamos uma desaceleração no ritmo de concessão de crédito, reflexo não só do custo elevado, mas também da inadimplência crescente — hoje, 47,8% da população adulta está inadimplente, com média de quatro dívidas por CPF. Como o crédito é um pilar importante para o consumo no Brasil, esse cenário mais apertado tende a refletir nas vendas do Dia dos Pais, especialmente para os pequenos e médios negócios”, explica Camila Abdelmalack, economista da Serasa Experian.

A pesquisa traz ainda alguns recortes relacionados à expectativa das PMEs para as vendas no Dia dos Pais. Olhando para os setores, das empresas que esperam vender mais neste período (que representam 36% da amostra total de respondentes), 62,5% são do setor de Serviços, 10,2% do Atacado e 7,3% são da área de Transportes.

Em termos de região, das pequenas e médias empresas que têm expectativas positivas em relação às vendas no Dia dos Pais, 57,8% são do Sudeste, enquanto 14,6% são do Nordeste, empatando com o Sul, que apresenta o mesmo percentual.

Em se tratando de Score PJ, 37,5% têm score acima de 601, 36,7% estão na faixa de pontuação entre 301 e 600 e 25,8%, até 300.

Por fim, olhando para o tempo da empresa: 22,6% dos respondentes da opção “sim” têm entre 11 e 20 anos, 25% possuem entre 6 e 10 anos e 19,5% entre 3 e 5 anos.

“Datas sazonais podem ser grandes aliadas para impulsionar pequenos e médios negócios. No entanto, é preciso planejamento. Visando apoiar as PMEs nesse processo, criamos um calendário de datas comemorativas, com o qual o empreendedor consegue visualizar os períodos mais importantes de acordo com seu tipo de negócio e entender em quais ações deve focar, visando o melhor custo-benefício. Somado a isso, entender o mercado e o momento econômico do país também contribui para um plano mais assertivo”, explica o vice-presidente de Pequenas e Médias Empresas da Serasa Experian, Cleber Genero.

Fonte | Pedro Leal

Últimas notícias

Alesc lança Cartilha sobre Diagnóstico Tardio do Autismo

O lançamento da Cartilha sobre o Diagnóstico Tardio do...

Gabriel Bruning vence Rally dos Sertões

O Rally dos Sertões 2025 chegou ao fim e...

SÃO LUDGERO | Esclarece boatos de gastos públicos

Uma nota de esclarecimento foi divulgada pela prefeitura de São...

Criciúma Shopping recebe exposição de arte sobre os pontos turísticos da cidade

Os visitantes do Criciúma Shopping poderão prestigiar a exposição...

Número de medidas protetivas tem aumento

O número de medidas protetivas de urgência concedidas a...

Notícias Relacionadas