Curitiba é referência em mobilidade urbana

Com investimentos em inovação, frota e tecnologia, a capital paranaense é exemplo de cidade inteligente na gestão e planejamento dos espaços urbanos

Com o crescimento das cidades, a locomoção no meio urbano é um assunto cada vez mais debatido, especialmente pelas dificuldades que aparecem no cotidiano. O trânsito nas grandes cidades é um problema que afeta milhões de brasileiros, e o aumento significativo do congestionamento tem um impacto negativo na qualidade de vida dos cidadãos. Todavia, a cidade de Curitiba tem sido amplamente reconhecida por seu potencial inovador de transportes e pioneirismo no planejamento urbano.

Prova disso são os prêmios que atestam sua excelência nesses campos. Para citar alguns, em 2021, por exemplo, a capital paranaense foi eleita pela segunda vez a cidade mais inteligente da América Latina no Prêmio Latam Smart City Awards. No ano seguinte, conquistou o título de cidade mais inteligente do Brasil no Ranking Connected Smart Cities, e desde 2023 integra, pelo 5.º ano consecutivo, a lista das 21 comunidades mais inteligentes do mundo pelo Intelligent Community Forum (ICF).

status inovador e promissor não é por acaso. Referência nacional e internacional, Curitiba possui diversas iniciativas em mobilidade urbana, qualidade de vida e sustentabilidade, reunindo um legado de projetos, obras e empresas inovadoras que priorizam a gestão dos espaços urbanos,  a qualidade de vida e a fluidez do tráfego urbano de maneira limpa. “Investir em mobilidade urbana é essencial para o desenvolvimento e expansão das cidades. A mobilidade é capaz de direcionar o crescimento das cidades, conectando diferentes áreas e possibilitando acesso facilitado no dia a dia da população”, explica o diretor de negócios do V1, Leonardo Ballestrassi.

O estudo “Tendências e Desigualdades da Mobilidade Urbana no Brasil I: o uso do transporte coletivo e individual”, realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), revelou que a frota de veículos individuais motorizados aumentou em 331% de 2001 a 2020 no Brasil, o que resulta no agravamento dos congestionamentos e o aumento do tempo que as pessoas gastam no trânsito. Diante da priorização do uso do automóvel nos centros urbanos, soluções de mobilidade mais sustentáveis, eficientes e flexíveis devem ser levadas em consideração, como é o caso da indústria de locação. “É fundamental criar e ofertar meios de locomoção mais inteligentes, integrados à tecnologia e outros elementos, para que a população em geral e as empresas consigam usufruir da mobilidade urbana com qualidade e que atenda a necessidade de cada pessoa e de cada negócio”, explica Leonardo.

Soluções para melhorar (mais) a mobilidade urbana: ressignificação do papel do carro

As pessoas estão constantemente se locomovendo e, devido à grande demanda por meios de transporte que atendam às necessidades da população, a discussão sobre melhores e mais eficientes soluções em mobilidade urbana está sempre em voga. Os setores público e privado propõem constantemente projetos que tragam modernização ao setor de transporte. Dentre eles, está a priorização do uso de dados e tecnologia para otimizar o fluxo, planejamento, controle e monitoramento do trânsito. Alternativa para essa melhoria é o compartilhamento de veículos e viagens através das plataformas digitais, proporcionando uma utilização mais racional e plena dos veículos individuais. “A locação defende o uso do automóvel por necessidade, o uso consciente, evitando carros parados nas garagens e ruas, proporcionando, assim, melhorias no tráfego”, explica o diretor.

Leonardo ainda lista demais soluções para auxiliar a mobilidade urbana:

  • Sistema inteligente para gestão e compartilhamento de frota empresarial;
  • Tecnologia para compartilhamento de automóveis;
  • Investimentos em tecnologia e infraestrutura;
  • Planejamento urbano sustentável;

Fim à necessidade de carro próprio: compartilhamento e assinatura são alternativas

Segundo a Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA), a locação de carros surge como uma alternativa para desafogar o trânsito e solucionar os problemas de mobilidade urbana, permitindo que as pessoas utilizem veículos apenas quando necessário, ao invés de adquirir um veículo próprio. Como resultado, isso reduz o número de carros nas ruas e incentiva o compartilhamento de automóveis. O uso ocasional de carros, aliado à aplicação de tecnologia e ideias inovadoras, contribui para o avanço do trânsito nas áreas urbanas.

Exemplo de inovação inteligente, o aplicativo V1 é uma plataforma de mobilidade urbana do Grupo Águia Branca que atua em locação e gestão de frotas, transporte de pessoas e mobilidade urbana por app com o serviço de assinatura de carros e aluguel de carros 100% on-line. “Operamos com a desburocratização de acesso ao automóvel, priorizando o uso para auxiliar na mobilidade urbana. No V1, o curitibano tem a opção de locar por um período específico e ainda pode retirar o carro em minutos. Popularizamos as locações por meia-diária, que representam inovação e sustentabilidade. A modalidade tornou-se uma alternativa atraente e econômica para utilizar um carro por um período de tempo mais curto (12h) para compromissos específicos. Além da locação 100% digital, ofertamos a assinatura de carros zero. Essa modalidade confere um carro novo e plano personalizado para a realidade do cliente, sem desprender de entrada ou arcar com juros de financiamento. O carro é um serviço de facilidade de deslocamento, não mais um investimento ou status”, complementa. Cada vez mais, a sociedade busca por modelos de locomoção mais consciente, econômico e eficiente.

Diante desse cenário, Leonardo destaca vantagens pelas quais a locação e assinatura de carros podem contribuir na mobilidade urbana.

  • Redução no número de veículos particulares nas ruas: “Ao optar pela locação de carros, os indivíduos reduzem o número de carros nas ruas, o que diminui a pressão sobre as vias e contribui para um tráfego mais fluido.”
  • Possibilidade assertiva de estar com um carro zero quilômetro: “Ao invés de usar as economias para comprar um carro à vista ou arcar com um financiamento, o assinante pode aplicar o dinheiro e obter rendimentos. A modalidade ainda oportuniza que o motorista assine um carro superior do que ele conseguiria arcar, se comprasse.”
  • Flexibilidade: “A locação oferece uma alternativa flexível ao transporte público e pode ser uma opção mais conveniente para muitas pessoas. Para evitar atrasos, alugar um carro pode ser uma solução.”

Sobre o V1

O V1 é uma plataforma de mobilidade urbana que atua no aluguel e assinatura de carros de forma 100% digital, para uso pessoal e empresarial.  Oferece soluções em gestão de frotas terceirizadas para empresas, fleet service, traslado de pessoas e outras demandas personalizadas. Considerado um dos maiores players do setor no país, o V1 faz parte do Grupo Águia Branca e atua nas cidades de Vitória (ES) e Curitiba (PR). O app está disponível na Apple Store e Google Play.

Central Press

Últimas notícias

Campanha busca fortalecer setor de exportação

A campanha tem dois eixo A ApexBrasil lançou uma campanha...

Inspeção por câmera com IA auxilia exportação

“Os dispositivos da Hikrobot fazem uma inspeção minuciosa" Os avanços...

Farol de Santa Marta terá tour guiado com acesso ao topo de 17 a 23 de junho

Dos dias 17 a 23 de junho, das 9h...

Prazo para alistamento acaba em 15 dias

empo de permanência na Marinha, Exército ou Aeronáutica é...

Drogas são apreendidas em barreira policial no Farol de Santa Marta

A ação foi realizada durante barreira policial montada na...

Notícias Relacionadas