Cuidados com a dengue durante a gestação devem ser redobrados

Hemorragia e desidratação são os principais riscos para gestantes

Dados epidemiológicos divulgados pelo Ministério da Saúde, indicam que o número de casos de dengue em gestantes cresceu 345,2% nas primeiras semanas de 2024, em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Além do aumento geral de casos de dengue pelo país, o crescimento da infecção em gestantes pode ser explicado pelas diversas mudanças hormonais que ocorrem durante a gestação.

Segundo estudo feito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), as gestantes têm um risco cinco vezes maior para complicações geradas pela dengue, em comparação com a população feminina.

O maior problema da infecção é a hemorragia. “Ao tentar conter a invasão do vírus, o sistema imunológico pode destruir as plaquetas responsáveis por coagular o sangue, causando a hemorragia”, explica Juan Boado, médico e diretor Técnico do Hospital Bom Pastor.

“Com a perda de sangue causada pela dengue, a gestante pode enfrentar um aborto ou um nascimento prematuro, prejudicando sua saúde e a saúde do bebê”, completa o profissional que atua na unidade gerenciada pela Pró-Saúde, em Guajará-Mirim (RO).

Cuidados após infecção

Outro problema causado pela dengue é o risco de desidratação. Portanto, a principal recomendação em casos de menor gravidade é se hidratar constantemente e repousar.

“É importante ressaltar que ao perceber febre alta, acima de 38ºC, acompanhada de dor muscular e dor intensa atrás dos olhos, nunca se deve usar remédios como aspirina, ibuprofeno ou nimesulida. Procure sempre ajuda médica na unidade de saúde mais próxima”, alerta o médico.

Para se prevenir é necessário o uso de repelentes a base de DEET, telas e mosquiteiros e agir na eliminação de água parada, local que propicia proliferação do mosquito transmissor da dengue.

 

 

Comunicação – Pró-Saúde

Email: comunicacao@prosaude.org.br

Últimas notícias

Comarca de Orleans abre cadastro de entidades para destinação de penas pecuniárias

Em 2023, seis entidades receberam mais de R$ 83...

Brasil: menino de 13 anos que morreu após agressões na escola disse que tinha medo de morrer

Carlos Teixeira, de 13 anos, morreu na última terça-feira...

Homem é preso e 3 toneladas de carne são apreendidas em abatedouro clandestino em Braço do Norte

Operação da Polícia Civil e Cidasc ocorreu na tarde...

Sebo é alvo de roubo no Centro de Tubarão

O assaltante conseguiu levar consigo duas CPUs antes de...

Notícias Relacionadas