Cresce o movimento de passageiros e de cargas internacionais em SC no primeiro trimestre de 2024

O movimento de passageiros internacionais cresceu nos aeroportos de Santa Catarina no primeiro trimestre de 2024. Foram 316.849 mil passageiros, 84,8% a mais do que o registrado no mesmo período em 2023.

O resultado também ficou acima da média nacional, que cresceu 23%. Os dados foram apurados pela Secretaria de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), conforme informações divulgadas pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) na última semana. O estado tem a terceira maior movimentação de passageiros internacionais do Brasil, ficando abaixo apenas de São Paulo e Rio de Janeiro.

O movimento internacional também se reflete no setor de cargas, que registrou um crescimento de 20,8% em relação a 2023. Nos primeiros meses de 2024 já foram movimentadas 1,1 mil toneladas, e com a recente inclusão de novas linhas de aviões cargueiros conectando Santa Catarina com a Europa, a tendência é de uma evolução nestes dados.

“Os números já refletem o crescimento na oferta de voos que tivemos na temporada de verão e com as novas linhas de cargueiros. Para o restante do ano já temos confirmada a estreia dos voos de passageiros para o Panamá e outros na América do Sul, o que nos dá uma perspectiva de um crescimento ainda maior”, avalia o secretário da SPAF, Beto Martins.

Santa Catarina tem o maior movimento internacional do sul do Brasil. O Rio Grande do Sul teve 95 mil passageiros e o Paraná 44 mil passageiros no primeiro trimestre. O Aeroporto de Florianópolis segue sendo a principal porta de entrada e saída, com 309,4 mil passageiros internacionais. O Aeroporto de Navegantes registrou 7,3 mil passageiros.

Movimento doméstico

O movimento de doméstico de cargas também cresceu no primeiro trimestre. Foram 3 mil toneladas, 6,4%, a mais do que nos primeiros meses de 2023. O Aeroporto de Navegantes teve 1,3 mil toneladas, Florianópolis 1,2 mil toneladas, Joinville 277,5 toneladas, Chapecó 198,8 toneladas, Jaguaruna 39,3 toneladas e Correia Pinto 1,5 toneladas.

Já o movimento de passageiros domésticos nos aeroportos de SC teve queda de 1,6% no primeiro trimestre, em relação ao mesmo período de 2023. Foram 1,6 milhões de passageiros transportados em seis aeroportos. O Aeroporto de Florianópolis registrou 841,6 mil passageiros, seguido por Navegantes com 544,8 mil, Chapecó com 142,1 mil, Joinville com 115,2 mil, Jaguaruna com 29,5 e Correia Pinto com 5,2 mil.

“Segundo apuramos, o mercado tem enfrentado dificuldades provenientes da falta de reposição de peças e aeronaves para as companhias, o que tem prejudicado a expansão do setor neste período”, avalia Martins.

Agencia de Notícias SECOM

Foto: Marco Favero / SECOM

Últimas notícias

O Criciúma Esporte Clube recebeu o Laudo de Salubridade

O Criciúma Esporte Clube recebeu o Laudo de Salubridade,...

Faleceuaos 95 anos o Sr. Pedro Correa Nunes

Faleceu hoje dia (18) a 00:10 no hospital de...

Meia deixa o Atlético Tubarão uma semana depois de ser anunciado

Ele recebeu uma proposta do Ferroviário (CE), que disputa...

Agricultor de 74 anos colhe batata-doce gigante em Alto Bela Vista

O agricultor Ivo Kossian, de 74 anos, colheu uma...

Governo de SC vai lançar projeto para abrigar desalojados do Rio Grande do Sul

Segundo dados da Assistência Social, aproximadamente 400 famílias já...

Notícias Relacionadas