Controle do diabetes avança com novas abordagens e acompanhamento contínuo

Profissionais farmacêuticos especializados ajudam a evitar o abandono do tratamento com orientações e apoio emocional

Novembro também é o mês marcado pela prevenção e cuidado com o diabetes. A doença, que atinge quase 7% da população brasileira (13 milhões de pessoas), de acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, exige além de um tratamento adequado, com o uso de medicamentos, mudança de hábitos e uma vida equilibrada para evitar complicações.

Caracterizada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose e garante energia para o organismo, o diabetes pode causar o aumento da glicemia, e as altas taxas, levar a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos. Em casos mais graves, pode levar à morte. Neste cenário, o acompanhamento frequente por parte dos profissionais de saúde torna-se fundamental e um fator vital para que os pacientes não abandonem o tratamento.

É isso que oferece o programa Farmaclin, das Farmácias Nissei, de acordo com a líder farmacêutica Priscila Ramos. Ao procurar um dos profissionais nas lojas da rede, o paciente tem acesso ao esclarecimento da prescrição (receita) e tratamento definido pelo médico. “Acompanhamos as taxas de controle dos índices glicêmicos e disponibilizamos a realização de exames de rastreabilidade, como Hemoglobina Glicada e Glicemia”, enumera.

Mudanças de rotina exigem preparo emocional

Além das questões de saúde física, a saúde mental dos pacientes que realizam tratamentos contra o diabetes deve ser levada em consideração. Priscila lembra que são inúmeras as dificuldades ligadas à adesão ao tratamento.

“Falamos desde a negação da condição de doente, até o sofrimento e revolta devido às restrições impostas pela alimentação, atividade física e medicamentos”, explica. “A abordagem educativa do acompanhamento não deve se restringir apenas à transmissão de conhecimentos, mas englobar todos os aspectos emocionais, sociais e culturais que influenciam no seguimento do tratamento”, completa.

Estilo de vida saudável

O acompanhamento incentiva o paciente a fazer as mudanças necessárias no estilo de vida. Entre elas, Priscila destaca a prática de atividade física como a mais importante no controle glicêmico. “Exercícios aeróbicos, como caminhadas, ajudam a melhorar a sensibilidade à insulina, tolerância à glicose e diminuem a glicemia sanguínea no indivíduo diabético”, exemplifica.

Somado a isso, manter o peso controlado, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e o tabagismo são fatores importantes na sua manutenção da saúde. A farmacêutica indica, ainda, manter uma alimentação saudável, com o consumo de frutas e verduras e redução do sal, açúcar e gorduras.

Tratamentos mais comuns

Os principais medicamentos utilizados no tratamento da diabetes são a insulina e fármacos orais, conta a farmacêutica. “A insulina é utilizada para o tratamento da diabetes tipo 1, variedade em que o organismo não é capaz de produzi-la por si só. Neste caso, há necessidade de aplicação diária”, alerta.

Os medicamentos orais utilizados para tratar a diabetes tipo 2 variam em relação ao grau de necessidade de cada pessoa. Trata-se de substâncias que impedem a digestão e absorção de carboidratos no intestino e/ou estimulam a produção de insulina. Priscila lembra que a doença geralmente vem acompanhada de outros problemas de saúde, que também precisam ser tratados, como obesidade, sobrepeso, sedentarismo, triglicerídeos elevados e hipertensão.

Sobre a Nissei
Com mais de 35 anos de tradição no mercado paranaense e atuação nos estados do Paraná, São Paulo, Santa Catarina, Goiás e Distrito Federal, a Nissei é considerada a sétima maior rede de farmácias do país em número de lojas, segundo a Abrafarma (Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias). A rede é credenciada do Programa do Governo Federal Farmácia Popular, que oferta descontos especiais e até remédios essenciais gratuitos. A Nissei conta com mais de 430 lojas, que geram mais de 7 mil empregos diretos e atendem a mais de 3,5 milhões de clientes por mês. A rede foi responsável por introduzir o conceito de drugstore no mercado paranaense e oferece ao estado o maior número de farmácias 24 horas. As lojas são conhecidas por seus espaços modernos, de fácil localização, amplos estacionamentos, diversidade de produtos e disponibilidade de farmacêuticos qualificados, que promovem o melhor atendimento profissional.

 

Fonte: Rafaela Foggiato

Últimas notícias

Faleceu aos 91 anos a Sra. Luiza Coradelli Correa

Faleceu hoje dia 1º ás 3:40 da madrugada no...

Acopanhe como foi a movimentação no Hospital Santa Otília nas últimas 24 horas

A Fundação Hospital Santa Otília juntamente com seus colaboradores...

Rio Fortuna forma primeira turma do Bombeiro Mirim

Os alunos do 4º ano da Escola Municipal Professor...

Vereadores de Orleans estiveram reunidos

Aconteceu mais uma Sessão da Câmara de vereadores de...

Motorista desvia carga de R$ 1,5 milhão, forja assalto e é preso na BR-101

Um caminhoneiro com mandado de prisão em aberto foi...

Notícias Relacionadas