Comunidades de mulheres trazem mais representatividade para a Campus Party Goiás

MulheresGO e Meninas Cientistas vão discutir temas como Empreendedorismo feminino, Inteligência Artificial, Robótica e Inovação na CPGoiás4

Entre as diversas comunidades inscritas para a Campus Party Goiás, que acontece de 27 de novembro a 1º de dezembro na capital, duas delas tem um foco especial na presença feminina na tecnologia. Os projetos MulheresGO, de Goiânia, e Meninas Cientistas de Uruaçu, no interior do Estado, vão levar seus representantes para esta 4ª edição do evento. Eles irão ministrar palestras, participar de atividades e fomentar discussões sobre temas como empreendedorismo feminino, startups e inovação, inteligência artificial, modelagem e impressão 3D, robótica. combate à desinformação, entre outros.

“Pretendemos levar o máximo de pessoas possível para a Campus Party Goiás”, revela Renata Cruz, que é líder da comunidade Meninas Cientistas. “Nossas expectativas são sempre muito positivas, e para este ano nós inclusive estamos buscando uma parceria para levar mais alunos de escolas públicas para que possam participar ativamente nos palcos, workshops e atividades do evento”, ressalta.

A campuseira conta que o projeto é realizado no Instituto Federal de Goiás no campus Uruaçu, e começou com o desenvolvimento atividades para meninas e mulheres nas áreas de inovação e tecnologia, também agindo no combate ao assédio de mulheres no ambiente corporativo. Atualmente já ampliou seu escopo, atendendo tanto meninas quanto meninos, especialmente em casos de maior vulnerabilidade social.

A equipe é formada atualmente por mais de 100 pessoas, entre docentes, técnicos, estudantes, egressos e membros da comunidade externa, além das parcerias com escolas públicas do interior do Estado. Com o projeto, participam da Campus Party desde 2019. A primeira participação foi na edição daquele ano em Brasília.

De Goiânia, a comunidade MulheresGO incentiva o engajamento feminino em eventos e atividades voltadas para inovação tecnológica e empreendedorismo. A docente Jaqueline Ribeiro, líder da comunidade, conta que a MulheresGO também nasceu na CP Brasília em 2019, quando ela e algumas amigas perceberam que não havia uma comunidade de mulheres em Goiânia e decidiram criar a primeira.

“Desde então a gente vem participando de vários eventos e trabalhos voluntários”, ressalta. Jaqueline é frequentadora assídua da Campus Party e já foi em diversas edições do evento em diferentes localidades. “No total fui em mais ou menos 18 edições, estive em Natal, aqui em Goiânia, Brasília, São Paulo, entre outras”, diverte-se.

Para ela, o evento se destaca pela abertura a diversos públicos e pelo trabalho do Instituto Campus Party. “A Campus Party te mostra várias áreas para seguir dentro da tecnologia, da inovação, e do empreendedorismo. Ela atinge diferentes públicos, tem quem vai para conhecer um palestrante ali, fazer contatos, participar de algum hackathon, então ela desperta o interesse até uma criança que vai ver um robozinho se mexendo, sem contar o trabalho do Include que eles vêm fazendo, as cidades que têm o laboratório, a contribuição é enorme”, conclui.

Comunidades e Caravanas da Campus Party

Neste ano, o evento contará com diversos programas para que os campuseiros possam conhecer novas formas de vivenciar a maior experiência tecnológica em Internet das Coisas, blockchain, cultura maker, games, educação e empreendedorismo do mundo.

Para quem pretende vivenciar o evento em grupos, é possível fazer um registro de Caravanas ou Comunidades para obter benefícios exclusivos, como entrada antecipada no Camping, cupons de desconto, agenda exclusiva de Meetups, entre outros. As inscrições vão até 16 de outubro.

Tonico Novaes, CEO da Campus Party Brasil, explica que os programas são uma maneira de direcionar e complementar as demais atrações do evento, fomentando o networking e novos negócios, além de oportunidades profissionais e acadêmicas.

“Queremos trazer com esses programas aquilo que a Campus Party tem de melhor, que são as pessoas e a sinergia com temas de vanguarda em projetos de soluções que possam contribuir diretamente com a sociedade. Estamos ajudando a encontrar e incentivar os líderes do futuro”, comenta.

 

Serviço Campus Party Goiás 4

Arena: de 27 de novembro a 1º de dezembro.

Área Open: de 28 de novembro a 1º de dezembro.

Local: Passeio das Águas Shopping.

Sobre a Campus Party

A Campus Party é a maior experiência tecnológica em Internet das Coisas, Blockchain, Cultura Maker, Educação e Empreendedorismo do mundo. O evento conta hoje com mais de 550 mil campuseiros cadastrados em todo mundo, e já produziu edições em países como Espanha, Holanda, México, Alemanha, Reino Unido, Canada, Argentina, Panamá, El Salvador, Costa Rica, Colômbia e Equador. O evento está presente no Brasil há dez anos.

 

 

Imprensa:

Agência Virta

Fernanda Arantes – [email protected]

Aurelio Guerra – aurelio.guerra@grupov

Últimas notícias

Chuva e ventos fortes causam danos na região

Em Tubarão, estação registrou ventos de até 97,9 km/h,...

Operação Mina do Mato: PC prende três pessoas

Cumpre também sete mandados de buscas para combater roubos...

MPSC se une ao Procon estadual para investigar origem de aumentos recentes do preço de combustíveis em Santa Catarina

De um lado, cidadãos questionam aos órgãos de fiscalização...

Mulheres são 60% dos inscritos no Enem 2024

A plataforma online permite o acesso aos números gerais...

Lotérica Orleans informa: Prêmio da Mega-Sena acumulou

Lotérica Orleans informa que o prêmio da faixa principal...

Notícias Relacionadas