Central Semafórica começa a ser implantada em Criciúma

Para otimizar a fluidez do trânsito, a Prefeitura de Criciúma iniciou nesta semana a implantação da Central Semafórica

A instalação dos controladores semafóricos, para a criação da Onda Verde, começou na Avenida Centenário, próximo ao Parque das Nações, sentido Próspera/Pinheirinho. Inicialmente, a nova tecnologia substituirá o modelo analógico presente em 52 cruzamentos espalhados por toda a cidade. Somente na Avenida Centenário, serão substituídos 17 pontos.

“A instalação deste sistema na Avenida Centenário é o início de um projeto que visa não apenas melhorar a mobilidade, mas também proporcionar mais segurança aos motoristas e pedestres. Essa é uma das soluções mais eficaz e bem-sucedida para diminuir o tempo de espera nos semáforos”, ressaltou o prefeito em exercício de Criciúma, Ricardo Fabris.

A Onda Verde em horários de pico permitirá a sincronização dos semáforos na Avenida Centenário, para que os motoristas encontrem sinais abertos em sequência ao longo do trajeto, a fim de diminuir o número de paradas. O fluxo será monitorado pela central, operada por técnicos de tráfego da Diretoria de Trânsito e Transporte (DTT). O principal objetivo é evitar que os semáforos acumulem veículos desnecessariamente, enquanto faixas conflitantes possuem baixo fluxo.

De acordo com o secretário-geral da Prefeitura de Criciúma, Tiago Pavan, os novos semáforos inteligentes possuem a mesma tecnologia implantada com sucesso em outras cidades catarinenses, como Blumenau, Chapecó e Itajaí. “Com o sistema da Central Semafórica, Criciúma eleva ainda mais o nível de cidade inteligente. O serviço possibilita a coordenação do fluxo de veículos em áreas congestionadas, principalmente na região central, gerando mais eficiência no trânsito e tranquilidade aos motoristas”, explicou Pavan.

A implantação da Central Semafórica de Criciúma integra o Plano de Mobilidade Urbana Municipal, instituído pela lei n° 8511, de 14 de dezembro de 2023. O investimento total para a compra e instalação dos equipamentos foi de R$ 1.980.000,00, proveniente do Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata), operação de crédito externo no valor de US$ 25 milhões. O prazo de execução dos trabalhos é de 90 dias correntes, a partir da data de assinatura da ordem de serviço.

Plano de Mobilidade Urbana

O Plano de Mobilidade Urbana, concluído em 2023, visa o estudo completo de todos os modais da cidade. O documento contou com pesquisas e levantamentos, análise de dados, elaboração de mapas temáticos e elaboração de planos de ação de curto, médio e longo prazo. Refere-se aos modos, serviços e infraestrutura viária e de transporte, tendo em vista atender às necessidades atuais e futuras de mobilidade da sociedade.

Içara News

Últimas notícias

Ministério da Saúde abre 23 vagas do Mais Médicos Especialistas em Santa Catarina

Ministério da Saúde está com inscrições abertas para o...

E-commerce: Santa Catarina cresce 70% em envios nacionais no 4º trimestre de 2025

Santa Catarina registrou crescimento de 70% no envio de...

Promoção do Sócio Carvoeiro é prorrogada até o dia 10

O Criciúma Esporte Clube prorrogou até o dia 10...

Natural de Laguna, goleiro acerta com o Fortaleza

O goleiro Pedro Canto Ribeiro, natural de Laguna, é...

TUBARÃO | Batuque do Bem transformando vidas

No Batuque do Bem, a música vira ponto de...
Mensagens de natal

Notícias Relacionadas