Criciúma celebra 145 anos de colonização nesta segunda-feira (06). As festividades de aniversário iniciam neste domi
Após a liturgia, na Praça Nereu Ramos haverá o tradicional corte do bolo de aniversário, que este ano possui 145 kg. Durante o ato, também será lançado o edital para a criação da identidade visual de comemoração do centenário de emancipação político-administrativa do município, no dia 04 de novembro.
“Celebramos os 145 anos de colonização do município de Criciúma, uma data repleta de significado que nos remete às origens e à história que construímos. Há mais de um século, famílias que viajaram longas distâncias, enfrentando desafios e dificuldades, chegaram a essa terra, trazendo consigo sonhos, esperanças e o desejo de um novo começo. Com elas, chegaram costumes, tradições e saberes que, ao longo do tempo, se entrelaçaram com aqueles habitantes que aqui já estavam e dos que chegaram posteriormente. Esse rico intercâmbio de culturas contribuiu para a construção de uma identidade única, que reflete a diversidade e a riqueza do nosso município”, ressalta o prefeito de Criciúma, Vaguinho Espíndola.
A presidente da Fundação Cultural de Criciúma, Cristiane Maccari Uliana Zappelini, destaca que celebrar a data é uma forma de recordar a história do município. “Ao olhar para o passado, podemos perceber que a trajetória dessas famílias foi essencial para o surgimento de uma cidade que, ao longo dos anos, soube se reinventar, sem nunca perder de vista as suas origens e os valores que nelas foram semeados. Hoje, ao comemorarmos este marco, celebramos também o legado de coragem, determinação e união que nos une enquanto comunidade”, pontua.
Motivados por situações difíceis vividas na Europa, os italianos foram os pioneiros na colonização da cidade, que até 1940 era chamada de “Cresciuma”. Além deles, as etnias: negra, alemã, polonesa, portuguesa e, mais recentemente, a árabe, também fizeram parte na construção do município.
Alusão ao centenário de emancipação político-administrativa
As celebrações religiosas marcadas para o domingo e segunda-feira (05 e 06), serão realizadas em homenagem aos 145 anos da fundação do núcleo colonial, mas também dão início a programação do centenário de emancipação político-administrativa de Criciúma. No dia 06, o presidente da comissão organizadora do centenário, Arleu da Silveira, também lançará um edital para a criação da logo de identidade visual da comemoração do centenário de emancipação político-administrativa municipal. O edital será publicado na terça-feira (07), com o objetivo de selecionar uma logo que identifique os 100 anos da emancipação, ocorrida em 04 de novembro de 1925, para que ela seja utilizada e divulgada nas comemorações deste ano.
Confira a programação:
05/01 (domingo):
17h – Culto de Ação de Graças na Igreja Evangélica Assembleia de Deus (Centro)
06/01 (segunda-feira):
8h – Missa de Celebração na Catedral São José e corte do bolo (Praça Nereu Ramos)
Colaboração: Decom PMC