Carbonífera Metropolitana recebe estudantes da UFSC em visita técnica

Alunos do Curso de Geologia da instituição tiveram a oportunidade de conhecer com mais profundidade a mineração e presenciar conteúdos de sala de aula

Resultado de um processo de formação transcorrido em milhões de anos, a bacia carbonífera do Sul do Estado consta como objeto de estudos do Curso de Graduação em Geologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Com o objetivo de ampliar o aprendizado teórico da sala de aula, um grupo de 15 alunos da 5ª fase visitaram a Carbonífera Metropolitana, em Treviso, e realizaram uma incursão para acompanhar as atividades na Mina MEL.

Durante a visita técnica, os alunos da UFSC, antes de acessarem a mina, passaram por treinamento  conduzido pela equipe de Segurança do Trabalho e conheceram um pouco mais sobre a história da mineração de carvão no subsolo catarinense. “A experiência é muito importante para o processo de formação dos nossos alunos porque o carvão mineral é um registro estratigráfico muito importante da Bacia do Paraná, formado no contexto do Supercontinente Gondwana. Nessa visita os estudantes, também, puderam aprender como o carvão evoluiu no tempo geológico, como se formou, viram suas variedades, assim como observaram registros fossilíferos de árvores de milhões de anos atrás que foram soterradas e se tornaram esse minério”, explicou o professor Marivaldo dos Santos Nascimento, que liderou o grupo.

Egressa da UFSC, a geóloga da Carbonífera Metropolitana, Mariah Garcia da Silva Biff, enalteceu a importância de mostrar o trabalho do geólogo na prática. “Apresentamos a geologia sendo usada no desenvolvimento da mina e na sua influência no dia-a-dia da mineração, enaltecendo a esses futuros profissionais a importância do nosso ofício. É uma oportunidade gratificante poder oferecer a esses estudantes uma experiência que não tive durante a faculdade e fui entender a importância da geologia na mineração apenas quando ingresei no estágio na Carbonífera Metropolitana”, contou.

 

Pauta:

Alfa Comunicação e Conteúdo

Últimas notícias

Bebê de seis meses morre ao se engasgar com leite

A guarnição do ASU-427 foi acionada para atendimento de...

Homem some durante pescaria em praia da região

Bota usada por vítima e acessórios de pesca foram...

Tubarão Futsal perde por 2 a 1 na Liga Nacional

O time se manteve com 15 pontos, faltando sete...

Desafio Rota da Baleia recebe inscrições

Quinta edição de corrida por trilhas passará por Garopaba,...

Faleceu aos 85 anos a Sra. Lelina Grassi Pereira

Faleceu ontem dia (22) a meia noite aos 85...

Notícias Relacionadas