A história de Treviso tem na mineração de carvão um dos seus pilares, especialmente por meio da Carbonífera Metropolitana, empresa presente no município desde antes da emancipação. Essa trajetória está sendo exaltada nas comemorações dos 30 anos da cidade sul-catarinense, neste fim de semana, na Praça Cavaleiro Benjamin Scussel.
A Carbonífera Metropolitana, ou Metrô, como é conhecida na cidade, está entre as expositoras da feira montada para o evento de aniversário, apresentando tecnologia e valorizando a história da mineração. Os visitantes podem conhecer, no espaço da empresa, a carregadeira LHD, um dos equipamentos utilizados no subsolo das minas de carvão, além de vivenciar uma experiência imersiva de realidade virtual sobre o processo de extração do minério.
A estreita parceria com o município vai além da contribuição econômica oferecida pela Carbonífera Metropolitana por meio de sua atividade e dos cerca de 800 funcionários, pontuou o diretor administrativo e financeiro, Reni Warmling. “Nossa empresa começou as operações aqui em 1984. Atualmente, somos a única mineradora em atividade na cidade. A grande maioria dos moradores daqui trabalhou ou tem algum familiar que foi nosso colaborador. Então, é uma ligação muito importante que temos com essa comunidade. Tudo o que pudermos fazer para ajudar no desenvolvimento, estaremos juntos”, ressaltou.
Emoção e história
Passeando pelo evento comemorativo, o mecânico aposentado João Batista Sangaletti viveu um reencontro com o passado ao ver a carregadeira LHD. Morador de Urussanga, ele trabalhou 18 anos na Carbonífera Metropolitana e relembrou quando participou da montagem da primeira LHD adquirida pela empresa, que hoje conta com nove equipamentos do tipo. “Estou aposentado há 10 anos, mas ainda tem óleo diesel correndo nas veias”, brincou. “Dá uma saudade relembrar esse tempo, os amigos, o que realizamos. No trabalho a gente passa boa parte da nossa vida”, refletiu.
Sustentabilidade
O estande da Carbonífera Metropolitana também apresenta como a empresa valoriza a sustentabilidade, por meio dos compromissos assumidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. A equipe expõe ao público uma das práticas adotadas: o tratamento de água, demonstrado com o Jar Test, equipamento que simula o processo de tratamento de água utilizado na atividade industrial.
João Pedro Alves
Alfa Comunicação e Conteúdo