Caoagro, Cidasc e Polícia Militar ambiental flagram irregularidades sanitárias e crime ambiental em acampamento em Xanxerê

A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio do Centro de Apoio Operacional de Combate aos Crimes Contra o Agronegócio (CAOAGRO/PCSC), juntamente com a CIDASC de Xanxerê e a Polícia Militar Ambiental de Chapecó, realizou nesta quinta-feira (7) fiscalização sanitária no Acampamento Marcelino Chiarello, em Xanxerê. 

A ação foi motivada por denúncias de negligência ao bem-estar animal, contaminação de recursos hídricos pela criação de suínos e introdução de rebanhos em propriedades vizinhas.

No local, os profissionais vistoriaram aproximadamente 39 bovinos, 90 suínos, 32 caprinos e algumas aves, identificando diversas incompatibilidades sanitárias: ausência de brinco de identificação e comprovação de origem; divergência da quantidade de animais com o cadastro;  trânsito irregular de animais entre as propriedades (ausência de GTA); e superlotação de animais considerando o tamanho da propriedade. Alguns desses animais foram encontrados em lavouras vizinhas, ao passo que outros estavam soltos nas estradas rurais.

A ação integrada também constatou a prática de crime ambiental e ainda flagrou a criação de suínos (soltos, amarrados e em chiqueiros) ao lado de córrego, desrespeitando área de preservação permanente e com alto risco de poluição do recurso hídrico.

Os proprietários foram notificados administrativamente por infração às normas sanitárias e, além da aplicação de multas, será instaurado procedimento policial para apurar a prática de crime ambiental.

O estado de Santa Catarina é certificado pela Organização Mundial de Saúde Animal como estado livre de febre aftosa, sem vacinação. Aliás, por meio dessas fiscalizações está sendo possível impedir a propagação da peste suína clássica e da peste suína africana no Estado.

A união de esforços entre a Polícia Civil, PMA e CIDASC  tem por objetivo ampliar as ações de defesa agropecuária no Estado, bem como evitar a ocorrência de crimes patrimoniais contra o agronegócio.

Últimas notícias

Programa Lucra Mais 2024 será lançado no dia 28 na Sede do Sebrae/SC

Evento contará com palestra e painel Pós NRF Retail’s...

Estudo aponta impacto etnorracial no desenvolvimento infantil

Estudo do Centro de Integração de Dados e Conhecimento...

FME de Criciúma repassa mais de R$ 700 mil para entidades esportivas

Neste ano, a Fundação Municipal de Esportes (FME) de...

Giro da Safra: Planalto Norte de SC deve colher quase 280 mil toneladas de milho

A safra de milho, no Planalto Norte de Santa...

Médica encontra maconha escondida dentro de luvas cirúrgicas em clínica de saúde em Balneário Camboriú

Material estava dentro de descarga de banheiro. Profissional da...

Notícias Relacionadas