Campanha de vacinação contra a gripe começa em todas as Unidades de Saúde de Içara

Secretaria Municipal de Saúde planeja realizar um Dia D no segundo sábado de abril, dia 13

Começou nesta segunda-feira, dia 25, mais uma campanha de vacinação contra a Influenza (gripe) em Içara. Todas as Unidades de Saúde da Família (USFs) estão com os imunizantes para as aplicações. A iniciativa segue até o final de maio. No segundo sábado de abril, dia 13, a Secretaria Municipal de Saúde deverá realizar um Dia D, com as unidades abertas para facilitar o acesso dos pacientes.

Neste ano, a campanha será realizada em uma só etapa para todos os grupos prioritários: Crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias; Trabalhadores de Saúde; Gestantes Puérpera (mulheres na quarentena); Professores; Pessoas com 60 anos ou mais; Profissionais das forças de segurança e salvamento; Portadores de doenças crônicas; Pessoas com deficiência permanente; Caminhoneiros; Trabalhadores do transporte coletivo.

“O imunizante é seguro, confiável e ajuda a reduzir as complicações, internações e a mortalidade decorrente das infecções pelo vírus Influenza. Se você faz parte do público-alvo, procure a sua Unidade de Saúde e proteja-se. A doença é de fácil transmissão e pode ocasionar quadros graves, inclusive óbitos”, afirma o secretário de Saúde de Içara, Sandro Ressler.

As USFs abrem de segunda a sexta-feira, das 7h15 às 11h30 e das 13h às 15h30, em virtude da necessidade de preparar, ambientar e manejar de forma segura e adequada as doses. “Ou seja, é uma situação técnica. É necessário levar a carteirinha de vacinação e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS)”, informa a coordenadora da Atenção Básica, Shirley Gazola.

Sobre a doença

A Influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, de elevada transmissibilidade e distribuição global e com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais, podendo também causar pandemias. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os casos variam de quadros leves a graves e podem levar ao óbito. Por essa razão, Ressler conclama a população para a adesão à vacinação.

“Estamos no outono, época em que as temperaturas começam a ser mais baixas e as síndromes respiratórias são mais comuns. A Influenza apresenta um grau de transmissão muito alto, mas a vacina é capaz de minimizar a carga do vírus e por isso é considerada a melhor forma de prevenirmos a doença e evitarmos sobrecarregar o sistema de saúde”, enfatiza Ressler.

Colaboração: Prefeitura de Içara/Comunicação

Últimas notícias

Comitiva de Imbituba está na maior feria de turismo da América Latina

Imbituba está representada por um grupo dirigido pela Secretaria...

Mutirão da campanha Castração é a Solução realiza 267 procedimentos no final de semana em Criciúma

Iniciativa tem como objetivo reduzir a quantidade de animais...

PM resgata cães e gatos em situação de maus-tratos em Treviso

Na manhã de segunda-feira, 15, a Polícia Militar de...

Juventus recebe R$ 1,5 milhão de emenda parlamentar para investir na base

O Juventus ganhou mais uma ajuda para o fortalecimento...

CBF afasta três árbitros após a 1ª rodada do Brasileirão

As polêmicas logo na primeira rodada do Campeonato Brasileiro...

Notícias Relacionadas