Batata-salsa: Epagri e agricultores de Curitibanos avaliam o desempenho de oito variedades na região

Da lavoura até o prato: foi assim que agricultores da região de Curitibanos (SC) avaliaram oito variedades de batata-salsa amarela em um evento realizado pela Epagri

O objetivo foi identificar quais variedades dessa hortaliça (também conhecida como mandioquinha ou batata-baroa) têm potencial para serem recomendadas na região. A Epagri quer estimular o plantio de batata-salsa para oferecer uma alternativa de renda com boa rentabilidade por área para as famílias rurais da região.

O encontro aconteceu no dia 26 de junho na propriedade de Jean Alberto Zanghelini, na comunidade de Cerro Alegre, no interior de Curitibanos. A Epagri implantou nessa propriedade uma unidade demonstrativa de cultivo de batata-salsa, onde realizou análise de solo e recomendação de adubação para o plantio, sem custo para o produtor. Em agosto de 2023, foram plantadas mudas das seguintes variedades: Coqueiral, Rubia, Inca, Pavão, Senador Amaral, Carijó, Catarina e P2 (ainda em fase de avaliação).

Análise em campo

O evento começou com uma apresentação do extensionista Marcelo Zanella, da Epagri, sobre produção de mudas, fertilidade e preparo do solo, tratos culturais e colheita. Zanella também apresentou as características das oito variedades de batata-salsa.

batata salsa
Objetivo da Epagri é oferecer aos agricultores uma alternativa de renda com boa rentabilidade por área

O grupo avaliou e estimou a produtividade de cada variedade. “As plantas só vão completar seu ciclo em agosto, após mais 60 dias, quando as produtividades alcançadas serão, pelo menos, 50% a mais do que o resultado alcançado nesta avaliação”, explicou Marcelo Zanella. No dia da avaliação, o resultado estimado para cada variedade foi o seguinte: Coqueiral: 26t/ha, Rubia: 8t/ha, Inca: 19t/ha, Pavão: 15t/ha, Senador Amaral: não produziu, Carijó: 15t/ha, Catarina: 9t/ha e P2: 19t/ha.

batata-salsa
Avaliação das variedades iniciou na lavoura e foi até o prato

Cozimento da batata-salsa

Do campo, os participantes partiram para a fase de cozimento e degustação, conduzida pelo pesquisador Eduardo da Costa Nunes, da Epagri de Urussanga. Nessa etapa, além das variedades amarelas, uma variedade de batata-salsa branca entrou na análise para comparação. Na avaliação de cozimento, os participantes aprovaram todas as variedades, com destaque de preferência para as batatas Coqueiral e Inca.

Os técnicos da Epagri concluíram que, com base na disponibilidade de mudas e na produtividade dos materiais, as variedades de batata-salsa mais indicadas para a região de Curitibanos são a Coqueiral e a Inca. A variedade P2, após o lançamento, também tem grande potencial de cultivo.

Mais informações: [email protected] ou (49) 3412 3076.

Últimas notícias

Sesc Verão 2025 agita Laguna com eventos até 20 de janeiro na praia do Mar Grosso

O Sesc Verão 2025 começou na última sexta-feira (10),...

Homem de 57 anos sofre parada cardiorrespiratória em campo desportivo

Um homem, 57 anos, sofreu uma parada cardiorrespiratória,num campo...

Santa Catarina bate recorde na exportação de carnes em 2024

Santa Catarina bateu recorde na exportação total de carnes...

Capivara causa acidente e motociclista acaba ferido em Campo Bom

Nesta sexta-feira, os bombeiros voluntários de Jaguaruna registraram um...

Ministério do Trabalho atualiza tabela do seguro-desemprego para 2025

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) atualizou a...

Notícias Relacionadas