Base Aérea de Florianópolis e Senar/SC alinham ações do Projeto Soldado-Cidadão

Representantes das Forças Armadas da Base Aérea de Florianópolis estiveram, nesta semana, na sede do Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural)

O objetivo foi conhecer os resultados das ações de capacitação e formação profissional oferecidos aos produtores rurais e promover o alinhamento das atividades do Projeto Soldado-Cidadão.

Inciativa do Ministério da Defesa, por meio dos comandos das Forças Singulares (Força Aérea, Marinha, Exército e Aeronáutica), o Soldado-Cidadão, em Santa Catarina, conta com a parceria do Sistema Faesc/Senar e do Sindicato Rural de Florianópolis.

O tenente coronel aviador João Paulo Gomez da Silva e a tenente Alícia Medeiros de Oliveira Brum foram recebidos pelo presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo. O dirigente deu as boas-vindas ao tenente coronel aviador que recém assumiu o comando da Base Aérea e reconheceu a importância da parceria no projeto. “Essa iniciativa tem sido essencial para qualificar, ao mercado de trabalho, jovens que prestam Serviço Militar. É uma satisfação saber que, com essa ação, contribuímos para aumentar as chances desse público conseguir emprego e, consequentemente, crescimento pessoal e profissional”.

A programação seguiu com reunião conduzida pelo superintendente do Senar/SC, Gilmar Zanluchi, pela técnica de formação profissional, Nayana Setubal Bittencourt, e pelo presidente do Sindicato Rural de Florianópolis, Erasmo Ney Tieppo. Também esteve presente a secretária do SRF, Susana Almeida Borges.

De acordo com Zanluchi, o projeto atendeu no ano passado 20 turmas com mais de 150 participantes em 444 horas/aula. “Queremos fortalecer esse trabalho com as Forças Armadas juntamente com o Sindicato Rural de Florianópolis e demais envolvidos no projeto, pois é uma ação que abre portas para diversas oportunidades aos jovens no mercado de trabalho”. 

Para o presidente do Sindicato Rural, essa cooperação representa um investimento fundamental para a carreira dos jovens e para fortalecer as mais diversas atividades econômicas. 

O tenente coronel João também realçou a força da parceria e comentou sobre as expectativas para que o Soldado-Cidadão tenha pleno êxito em 2024. Frisou que considera uma iniciativa de extrema relevância pelo país que deseja para seu filho e para as futuras gerações.

CURSOS OFERECIDOS PELO SENAR E BASE ÁREA

A programação com a Base Aérea de Florianópolis, em 2023, contemplou cursos de Formação de brigadista voluntário intermediário e de nível avançado; de Primeiros-socorros; de Segurança em instalações e serviços elétricos, de Trabalho em altura – NR 35; de Microtratores; de Soldador – Arco elétrico com eletrodo revestido; de Tratores e implementos agrícolas; de Segurança em instalações e serviços de eletricidade; entre outros.

SOBRE O PROJETO SOLDADO-CIDADÃO

O público-alvo do projeto Soldado-Cidadão é formado por jovens, incorporados às Forças Singulares para a prestação do Serviço Militar, de perfil socioeconômico carente e que necessitem de formação profissional básica que os habilite ao primeiro emprego e à consequente inserção no mercado de trabalho.

 

MB Comunicação Empresarial/Organizacional
Jornalista Responsável – Marcos A. Bedin

Últimas notícias

Prefeitura de São Joaquim adota medidas preventivas para garantir transporte de Saúde em meio a chuvas intensas

Devido às chuvas constantes que têm assolado a região,...

Semana do MEI acontece em Criciúma

Palestra de abertura será na segunda-feira (20), às 19h,...

Ferido, gato maracajá recebe atendimento após ser encontrado em galinheiro de Jaguaruna

Um gato-maracajá ferido recebeu atendimento na última sexta-feira, dia...

Lotérica Orleans informa: Mega acumula e sorteia R$ 37 milhões para amanhã terça-feira

Lotérica Orleans informa que nenhuma aposta acertou as seis...

Polícia Civil fecha fábrica clandestina de azeites

A Polícia Civil fechou uma fábrica clandestina de produção...

Notícias Relacionadas