Bares e restaurante podem promover a saúde mental entre brasileiros

O hábito de se reunir para comer junto é uma forma de socialização que pode ter um impacto positivo na saúde mental

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 10% da população mundial sofre com transtornos mentais e o Brasil é o país que lidera o ranking de pessoas com ansiedade e depressão da América Latina, com quase 19 milhões de pessoas com essas condições.

Os números preocupam ao pensar no cenário pós pandemia. Segundo a OMS, cerca de 23 milhões de brasileiros apresentam algum tipo de transtorno mental, número que aumentou em decorrência da pandemia de COVID-19, sendo depressão e ansiedade as mais comuns entre essa população em decorrência do isolamento social.

O potencial da alimentação fora do lar para promover a saúde dos clientes

O setor de bares e restaurantes pode desempenhar um papel importante na promoção da saúde mental, oferecendo um ambiente descontraído e agradável para as pessoas se reunirem. Ao sair para comer ou beber com amigos ou familiares, as pessoas têm a oportunidade de se conectar com os outros, trocar experiências e fortalecer os vínculos sociais, além da oferta de uma alimentação diferente e até mais saudável.

De acordo com o psicólogo Paulo Jelihovschi, os bares e restaurantes possuem uma função de socialização, são lugares onde as pessoas podem se integrar em uma cidade nova, por exemplo, fazer novas amizades, além de ser um ambiente de descompressão das rotinas, que ajudam na melhoria da saúde mental.

Para Karla Rocha, sócia do Bolão Bar e presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel Minas), o ambiente dos bares e restaurantes ajuda na distração. “Alivia as preocupações do dia a dia e diverte as pessoas, ainda mais nos dias de hoje, com esse crescente aumento das doenças mentais, esses ambientes são muito importantes, e é perceptível a melhora no humor dos clientes”, completa a presidente.

Ao oferecer opções saudáveis e promover um ambiente saudável e acolhedor, os empresários do setor de bares e restaurantes podem contribuir para a saúde e bem-estar dos seus clientes.

Fonte: ABRASEL/Comuneque3

Últimas notícias

Galeria de Arte da Prefeitura de Içara recebe a exposição ‘Meu Olhar’, de Geraldo Góes

São 51 quadros com fotografias registradas pelo empresário, em...

Prefeitura de Criciúma repassa mais de R$ 1,4 milhão para entidades

O prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, assinou nesta quinta-feira...

Hercílio Luz encara o Barra neste sábado

Com a vitória do último domingo sobre o Concórdia,...

Consultório Larissa Vilain Odontologia agora faz parte do Clube Carvoeiro

O consultório Larissa Vilain Odontologia agora faz parte do...

Serra do Rio do Rastro terá trânsito bloqueado neste fim de semana

Neste domingo (3) a Serra do Rio do Rastro...

Notícias Relacionadas