Uma operação de grande complexidade e que durou 12 horas mobilizou o Corpo de Bombeiros de três cidades entre a noite de sábado (23) e a manhã de domingo (24), em Orleans. Três homens ficaram ilhados no bairro Brusque do Sul, após acamparem às margens de um rio e serem surpreendidos pela forte correnteza causada pelo aumento repentino do nível da água.
A ocorrência começou quando os bombeiros foram acionados, por volta de 22h30 de sábado. Dois deles foram retirados em segurança ainda na madrugada, apresentando sinais de hipotermia. No entanto, durante a tentativa de resgatar a terceira vítima, que estava em um ponto de difícil acesso, entre pedras e árvores, o cabo Figueiredo, de Orleans, acabou sendo arrastado pela correnteza, mas conseguiu sair para a margem.
Na sequência, guarnições de São Ludgero deslocaram a AR-147, uma caminhonete 4×4, para prestar apoio. O sargento Sampaio lançou o cabo algumas vezes, sem sucesso, e ao tentar entrar na água também acabou sendo levado pela correnteza, conseguindo se abrigar em uma toca.
Foi então solicitada a viatura ABTR-110 (Auto Bomba Tanque Resgate, caminhão utilizado tanto no combate a incêndios quanto em salvamentos), para levar o bote até o local.
Com o apoio da equipe, os bombeiros que estavam ilhados foram retirados. Em seguida, o bombeiro Diego, também de São Ludgero, conseguiu lançar um cabo para o sargento Sampaio e resgatá-lo com segurança.
Já pela manhã, equipes de Braço do Norte e as aeronaves Sarasul e Arcanjo foram acionadas. A terceira vítima foi resgatada de helicóptero e passa bem.
Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul Agora.