ANTT recebe especialista para debater assédio moral e sexual

Ação reforça medidas de combate à violência, dá visibilidade ao tema e amplia a divulgação da campanha Agosto Lilás

esta quarta-feira, 14 de agosto, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) promoveu uma palestra sobre “Assédio Moral e Sexual”, conduzida pela ouvidora-geral da União, Ariana Frances. O evento foi realizado na sede e transmitido ao vivo pelo canal da Agência no YouTube, permitindo o acesso ao público em geral.

Durante a apresentação, Ariana Frances abordou os diversos tipos de assédio, destacou comportamentos machistas inadequados e ofereceu orientações sobre como as vítimas devem se posicionar. “Conhecer as formas como o assédio se manifesta e implementar mecanismos de prevenção são fundamentais para alinhar as ações da ANTT aos valores da dignidade humana, promovendo, assim, um ambiente de trabalho seguro e saudável, livre de qualquer forma de violência, seja ela sexual, moral ou discriminatória”, afirmou.

O diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale, ressaltou a importância do evento na promoção de um ambiente de trabalho saudável e esclarecedor. “Nosso objetivo é fortalecer um ambiente de trabalho sadio, e palestras como esta são fundamentais para a consolidação do nosso Programa de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio. Com certeza, avançaremos nas nossas relações interpessoais e, consequentemente, na qualidade dos serviços prestados à sociedade, que é a nossa principal meta”, reforçou.

Ariana Frances também apontou dados sobre o assédio em órgãos públicos federais. Segundo estudos realizados pela Ouvidoria-Geral da União em 2023, 75% dos casos de assédio são morais e 25% são sexuais, com 13% desses ocorrendo contra colaboradores terceirizados. Destes, 52% do assédio sexual contra terceirizados são perpetrados por servidores. Os estabelecimentos de ensino são um dos segmentos mais afetados por esse tipo de comportamento.

A palestrante ressaltou que a legislação oferece amparo às vítimas de assédio e destacou o Programa Fala BR, do governo federal, como uma plataforma disponível para denúncias. Além disso, Ariana lembrou a existência de uma cartilha produzida pela ANTT, que pode servir como recurso adicional de apoio.

Saiba mais

A iniciativa faz parte do Programa de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral, Sexual e a todas as formas de Discriminação, lançado em março deste ano pela Agência. Em conjunto, foi disponibilizada uma trilha de capacitação no portal da Escola Virtual de Governo (EVG) da ENAP, com foco no combate ao assédio.

O objetivo do programa é coibir qualquer ação de assédio dentro do ambiente de trabalho. Em novembro do ano passado, o Webinar Prevenção reforçou a necessidade de se criar e implementar um programa institucionalizado na ANTT.

A ação também está alinhada com o Ciclo ESG da ANTT, no âmbito de sustentabilidade social, e com a campanha do Governo Federal sobre o Agosto Lilás, de conscientização pelo fim da violência contra a mulher.

 

Assessoria Especial de Comunicação – AESCOM ANTT

Últimas notícias

ARARANGUÁ | Mulher é agredida e autor é preso por lesão corporal

A Polícia Militar atendeu, nesta segunda-feira (29), a uma...

Ano eleitoral não impede redução da jornada de trabalho, diz ministro

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, afirmou...

Corrida São Silvelho reúne atletas e celebra 25ª edição

Laguna viveu um fim de semana marcado por esporte,...

Usina de asfalto inicia atendimentos na região

Grão-Pará foi o primeiro município a receber os serviços da...

Florianópolis atualiza tarifa do transporte coletivo a partir de janeiro

A partir da 0h do dia 1º de janeiro, entram...
Mensagens de natal

Notícias Relacionadas