Alusivo a Luta Antimanicomial, acadêmicos do Unibave promovem Arraiá Inter-CAPS

Cerca de 150 pacientes usuários dos Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de toda a Região Carbonífera estiveram em Orleans nesta quarta-feira (12/06) para uma festa junina muito especial

Cerca de 150 pacientes usuários dos Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de toda a Região Carbonífera estiveram em Orleans nesta quarta-feira (12/06) para uma festa junina muito especial

O primeiro Arraiá Inter-CAPS foi organizado pelos acadêmicos da 3ª fase do curso de Psicologia do Centro Universitário Barriga Verde (Unibave), alusivo à Luta Antimanicomial.

Participaram da festa os pacientes atendidos pelos Caps de Morro da Fumaça, Siderópolis, Cocal do Sul, Lauro Muller, os dois de Criciúma e de Orleans. Conforme a professora Maria Eduarda Pacheco, a atividade é um projeto de extensão interdisciplinar da área de saúde mental, como uma forma de falar da promoção do cuidado em liberdade dos pacientes.

“É importante para o fortalecimento das políticas públicas e da consciência de que todas as pessoas precisam ter direito e acessos a tratamento e ao cuidado humanizado. A universidade é um lugar que precisa ser garantido para todas as pessoas, e independente de ter um diagnóstico ou não, elas precisam se sentir parte, elas precisam ser parte disso, assim como elas são”, comentou a professora.

A coordenadora do curso de Psicologia, Vandreça Vigarani Durigon, afirma que foi gratificante recebê-lo para integração, que é um dos objetivos do projeto. “O projeto quer mostrar a importância do cuidado humanizado às pessoas que têm algum tipo de transtorno mental. Essas pessoas têm direito ao lazer, ao cuidado em liberdade, à socialização e integração com a comunidade, e precisam ter sua autonomia e sua existência respeitada por todos”, declarou.

Para ela a ação foi valiosa, pois colocou os acadêmicos na condição de pensar e realizar atividades que colaborem com a saúde e o bem-estar das pessoas em diferentes espaços. “Além de cumprir a missão do curso e da Instituição em realizar atividades visam a integração com a comunidade”, afirmou a coordenadora do curso.

Antonio Rozeng
Assessor Imprensa

Últimas notícias

Homem é executado com 9 tiros no bairro Ipiranga, em São José

Um crime chocante marcou a tarde desta segunda-feira (15)...

Vereadores de Orleans aprovaram várias indicações na Sessão Ordinária desta segunda dia 15

Mais uma Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de...

ORLEANS | Mestre Luiz Paulo Campos de Orleans conquista bicampeonato brasileiro de Taekwondo

O Mestre Luiz Paulo Campos trouxe para Orleans mais...

Desafio Rota da Baleia 2025 reúne mil atletas e consagra corredores da região nos 80 km

O Desafio Rota da Baleia 2025 entrou para a história ao...

Estado mais seguro do país: índice de homicídio em SC no mês de agosto é o menor dos últimos 18 anos

Santa Catarina alcançou o menor índice de homicídios dos...

Notícias Relacionadas