Alimentação restritiva não precisa ser impedimento em todas as fases da vida

Com pequenas adaptações, quem não pode consumir glúten ou lactose consegue consumir comidas tradicionais, sem se preocupar em tirá-las do cardápio 

A maioria das pessoas, quando descobre que possui intolerância ao glúten ou à lactose, ou até mesmo alergia à proteína do leite de vaca, estabelece uma série de medidas restritivas à alimentação. Como consequência, elimina comidas deliciosas do cardápio diário, como os bolos de aniversário, pão de queijo, bebidas doces ou um pré-treino reforçado. No entanto, atualmente, já existem diversas opções de alimentos que, com pequenas adaptações, permitem a esse público uma alimentação diversificada em todas as fases da vida.

Há casos em que a restrição alimentar chega desde cedo. Os bebês e as crianças, por exemplo, que estão na fase de crescimento, precisam consumir todo tipo de carboidrato e nutrientes para ter energia e, principalmente, vitaminas suficientes para o desenvolvimento do corpo.

Além disso, neste período da infância, em que as crianças gostam de brincar e descobrem novas informações a cada minuto, é essencial preparar receitas que atraiam tanto no gosto, quanto visual. Nesses casos, quando a necessidade é por produtos sem glúten e lactose, os pais podem optar por utilizar os alimentos da RisoVita – marca da saudabilidade da Fumacense Alimentos.

Assim, um café da tarde pode ficar mais divertido quando o acompanhamento é um bolo rosa, de beterraba, por exemplo. Basta misturar beterrabas, ovos, óleo, açúcar demerara, fermento e, como base, a Farinha de Arroz RisoVita. Em 50 minutos de preparo, ele está pronto para servir, rendendo oito fatias.

E para conquistar o coração dos pequenos, finaliza-se a cobertura do bolo com cacau 80% e Bebida de Arroz sabor Castanha de Caju RisoVita. Uma receita, que inclusive, também pode ser levada para as festas de aniversário, deixando-os aproveitarem sem medo.

Para os mais velhos, também

Com o passar do tempo, os jovens e os adultos celíacos que apresentam quadro de intolerância, não precisam deixar de participar da noite de pizza com os amigos. A marca de saudabilidade possui um Mix de Farinhas com o qual é possível elaborar pães, massas e pizzas. Além de demandar menos tempo de preparo (40 minutos) – quando comparada à tradicional – , o mix não deixa residual na boca e mantém a mesma crocância da original. Depois de adicionar os ingredientes do recheio a gosto, é só servir a todos.

E outras situações em que um café da tarde e uma boa companhia, além de render muitas conversas, pode ser apreciado com comidas saudáveis e benéficas ao organismo. Nesses casos, uma opção é o bolo cremoso de milho, que serve até 12 fatias e basta usar o liquidificador para bater ovos com a Bebida de Arroz RisoVita sabor coco, óleo e milho.

Com apenas estes ingredientes, o bolo terá uma cremosidade e textura macia, que garantirá os nutrientes necessários. Por fim, para completar a refeição, a Bebida Líquida sabor Café RisoVita pode ser ingerida de forma quente ou gelada, acompanhando o bolinho no momento especial.

Todas as receitas completas podem ser conferidas no site www.risovita.com.br.

Texto: Monique Amboni

Últimas notícias

Danielle Admoni ministra palestra interativa pela PUC-SP sobre violência nas escolas

Referência em Infância e Adolescência, psiquiatra abre discussões sobre...

Em golpe com uso de senha, banco deve pagar só o que excede limite

A 3ª Vara da Justiça Federal em Itajaí (SC)...

Vídeo: Popó nocauteia Bambam em 36 segundos de luta

Como esperado, o evento principal do Fight Music Show...

Motorista resgata na estrada filhote atropelado com paralisia. Um anjo salvou o outro

A história desse herói sem capa é uma das...

Herói da Baixada, que salvou família de enxurrada, terá homenagem na Alerj

O “herói da Baixada”, que salvou uma família na...

Notícias Relacionadas