Além do sentimento: como animais de estimação podem ajudar o ser humano?

Estudos mostram que os animais de estimação contribuem para a saúde e até a solitude de alguém; confira

Já se deparou com aqueles ensaios fotográficos em que os tutores são tão parecidos com os cachorros que chega a ser até engraçado? Sabia que isso vai para além da aparência física? Segundo uma pesquisa realizada pela Associação Americana de Psiquiatria, 90% dos tutores consideram seus animais de estimação parte da família

Esses seres de quatro patas fazem tão bem aos seres humanos que acabam levando benefícios até para a saúde. Confira abaixo alguns deles e, se você ainda não tiver, pense se não vale adotar algum animal para ter de estimação:

Níveis de estresse mais baixos
A Universidade Estadual de Washington comprovou que se você brincar com seu amigo peludo por 10 minutos, seus níveis de estresse irão abaixar significativamente.

Melhor desempenho acadêmico
Acredite ou não, mas os animais de estimação podem contribuir para a melhoria do desempenho acadêmico. Um estudo do Centro para Interação entre Humano e Animal da Universidade de Virginia Commonwealth – feito com crianças de seis a oito anos e estudantes universitários – mostrou que o funcionamento executivo aumentou quando o ser humano entrou em contato com um cão.

Hora do luto mais fácil
De acordo com o biólogo Rupert Sheldrake, o processo do luto fica mais fácil de ser enfrentado quando se tem um animal por perto. O profissional, que aprofundou-se no tema, chegou à conclusão que a autoestima dos donos pode melhorar com o carinho e atenção que recebem dos animais.

Menos solidão
Algumas pessoas dizem que fazer amizades quando a fase adulta é atingida acaba tornando-se mais difícil, e os animais também ajudam nessas horas. A professora assistente de interação humano-animal na Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade do Arizona, Kerri Rodriguez, contou ao National Geographic Brasil que os animais de estimação confortam os que não têm muitos relacionamentos próximos com amigos ou familiares.

VOCÊ

www.terra.com

Foto: Reprodução Freepik / Bons Fluidos

Últimas notícias

O Criciúma Esporte Clube recebeu o Laudo de Salubridade

O Criciúma Esporte Clube recebeu o Laudo de Salubridade,...

Faleceuaos 95 anos o Sr. Pedro Correa Nunes

Faleceu hoje dia (18) a 00:10 no hospital de...

Meia deixa o Atlético Tubarão uma semana depois de ser anunciado

Ele recebeu uma proposta do Ferroviário (CE), que disputa...

Agricultor de 74 anos colhe batata-doce gigante em Alto Bela Vista

O agricultor Ivo Kossian, de 74 anos, colheu uma...

Governo de SC vai lançar projeto para abrigar desalojados do Rio Grande do Sul

Segundo dados da Assistência Social, aproximadamente 400 famílias já...

Notícias Relacionadas